no

Por que a madeira estala quando queima?

A forma quando a madeira estala quando queima está intimamente relacionada à quantidade de água acumulada no interior da lenha.

Além do calor aconchegante que promovem, as fogueiras também são capazes de emitir um som bastante relaxante. Obviamente, tal sonido pode não ser a primeira coisa em que você pensa quando se fala em uma fogueira, mas a verdade é que a madeira em chamas realmente consegue fazer um estalo bem distinto que muitas pessoas consideram algo bem tranquilizador. Mas, afinal, por que isso acontece?

Continua após a publicidade..

Bem, para responder a essa pergunta, precisamos primeiramente aprender um pouco sobre o fogo e a própria queima da madeira.

Compreendendo a natureza do fogo e a queima da madeira

Madeira estala quando queima
Foto: Pixabay

Como você já deve saber muito bem, o fogo é o resultado de uma reação química entre o oxigênio no ar e uma fonte de combustível, como madeira ou gasolina. Felizmente, a maioria das fontes de combustível não explodem espontaneamente, pois estão cercadas de oxigênio o tempo todo. Em vez disso, as fontes de combustível devem ser aquecidas até a temperatura de ignição para que ocorra a reação de combustão.

No caso da madeira, a temperatura de ignição é de cerca de 150 ºC. A esta temperatura, o calor começa a decompor o material celulósico da madeira que, por sua vez, tende a assumir várias formas: gases voláteis (fumaça), carvão (carbono puro) e cinza (minerais não queimados).

Continua após a publicidade..

A queima real da madeira ocorre quando os gases voláteis atingem temperaturas em torno de 260 ºC, momento em que as moléculas se quebram e se recombinam com o oxigênio para formar água, dióxido de carbono e outros produtos no que chamamos de “processo de queima”.

Ao mesmo tempo, o carbono combina-se com o oxigênio em uma reação muito mais lenta, dando origem ao que chamamos de “carvão”. De fato, o carvão é simplesmente a madeira que foi aquecida até o ponto em que a maioria dos seus gases voláteis foram removidos.

Continua após a publicidade..

Tá, mas por que a madeira estala quando queima?

por que a madeira estala quando queima 2
Foto: Pixabay

Bem, dentro da madeira existem pequenos bolsões de fluidos, como água e seiva, de modo que enquanto a madeira queima, o fogo aquece esses fluidos como se estivessem em uma panela no fogão. Sendo assim, o calor do fogo faz com que os fluidos dentro da madeira fervam primeiro e depois se transformem em vapor, que inicialmente fica preso nos bolsões.

De acordo com o The Conversation, a questão a ser observada aqui é que a madeira eventualmente cede, sendo que o estalo que ouvimos é simplesmente a madeira se dividindo ao longo de uma fenda e liberando o vapor que foi acumulado por dentro.

De fato, se você já tentou usar madeira molhada como lenha, provavelmente já deve ter notado que ela tende a estalar muito mais do que o normal. Na prática, isso acontece exatamente por causa do excesso de água preso em seu interior.

Então, como a água se acumula dentro das madeiras?

por que a madeira estala quando queima 3
Foto: Pixabay

Bem, a verdade é que a madeira não é tão sólida quanto parece. Na verdade, existem muitos buracos minúsculos em sua estrutura. Muitos deles são pequenos demais para nossos olhos verem, mas ainda assim contêm água e seiva dentro deles.

Quando as árvores estão vivas, elas permanecem saudáveis carregando água pelo tronco através desses pequenos orifícios, que são chamados de vasos de xilema. Desse modo, quando a árvore é cortada para fazer lenha, ainda há água presa dentro desses vasos.

Além disso, existem outras maneiras pelas quais a água pode entrar na madeira. Se a lenha for deixada na chuva, por exemplo, ela pode absorver a água dessa maneira. Em outros casos, até mesmo os insetos podem fazer pequenos buracos na madeira, o que consequentemente deixa a água entrar.

Leia Também: Por que a luz atrai insetos voadores?
Leia Também: Por que alguns medicamentos precisam de receita médica e outros não?

Na maioria das vezes, as mini-explosões do vapor escapando são pequenas, mas, em certas circunstâncias, elas podem ser grandes ao ponto de fazer com que pequenos pedaços de madeira em chamas voem para fora do fogo! É por isso que é sempre importante manter uma distância segura de uma fogueira!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Respirar

Por que precisamos respirar para viver?

Chade

12 curiosidades interessantes sobre o Chade