no

Por que a luz atrai insetos voadores?

Existem algumas teorias que ajudam a fornecer algumas dicas interessantes sobre o porquê de alguns insetos sentirem-se atraídos pela luz.

Se você é uma daquelas pessoas que sempre se atentam aos detalhes do ambiente ao seu redor, já deve ter notado que alguns insetos são fortemente atraídos pela luz, seja ela produzida pelas lâmpadas dos postes das ruas ou até mesmo pelas chamas de uma fogueira. De fato, é interessante ver como essas criaturas acabam sendo hipnotizadas por essas luzes. Mas, afinal, por que isso acontece?

Infelizmente, os cientistas não conseguiram estabelecer até hoje uma explicação concreta para esse comportamento facilmente observado em mariposas, moscas, besouros e muitos outros insetos. No entanto, eles já desenvolveram algumas teorias que, de alguma forma, ajudam a fornecer algumas dicas interessantes sobre o porquê de alguns insetos sentirem-se atraídos por fontes de luminosidade.

Fototaxia pode explicar como a luz atrai insetos

por que a luz atrai insetos voadores 1
Foto: Max Pixel

Uma das teorias mais aceitas pela comunidade científica gira em torno de um fenômeno chamado “fototaxia”. De um modo geral, os insetos que se movem em direção às luzes são considerados positivamente fototáxicos, enquanto os outros insetos que se afastam das luzes, como as baratas, são considerados negativamente fototáxicos.

De acordo com a National Geographic, a principal teoria nesse sentido sugere que os insetos positivamente fototáxicos são atraídos pelas luzes porque elas agem como uma espécie de guia de navegação, já que muitos insetos se deslocam usando uma fonte de luz natural como guia, como o Sol ou a Lua.

Infelizmente, quando os insetos se deparam com uma fonte de luz artificial, eles podem se confundir com muita facilidade. Desse modo, em vez de manter um ângulo constante com o Sol ou com a Lua, essas criaturas tendem a tentar manter a luz artificial em um ângulo constante, dando origem a uma grande confusão.

Como as lâmpadas artificiais irradiam a luz para todas as direções, os insetos não conseguem manter a sua posição em um ângulo constante. É por isso que, no fim das contas, os insetos acabam circulando confusos e desnorteados ao redor da luz artificial em uma espécie de loop infinito.

Outras hipóteses também são levadas em consideração

Luz atrai insetos
Foto: PxHere

Embora a teoria da fototaxia seja a mais aceita, alguns cientistas sugerem que esse fenômeno pode acontecer porque os insetos podem confundir as luzes artificiais com flores, já que algumas plantas refletem a luz ultravioleta.

Partindo dessa ideia, é possível dizer que, à medida em que as lâmpadas artificiais também emitem um pouco de luz ultravioleta, alguns insetos podem confundi-las com uma flor, consequentemente achando que é uma fonte de alimento.

Outra teoria sobre por que os insetos são atraídos pela luz leva em consideração que, na natureza, a luz sinaliza uma possível rota de fuga para um perigo potencial. Isso pode explicar por que muitas pragas voam direto para as fontes de luz, parecendo colidir sem saber com lâmpadas e lanternas.

Uma palavra final

por que a luz atrai insetos voadores 3
Foto: PxHere

Por último, há também quem acredite que alguns insetos são atraídos por luzes artificiais e fogueiras porque sabem que outras criaturas também são. Sendo assim, esses insetos podem agir como predadores em busca de uma refeição ou como pretendentes em busca de acasalamento.

Leia Também: Por que alguns ovos têm duas gemas?
Leia Também: Por que as pessoas não sorriam em fotos antigas?

Com tudo isso em mente, o fato é que ainda não temos uma resposta simples para a pergunta deste artigo. A tese da fototaxia é a mais popular, mas ainda há muita coisa para ser analisada neste tópico.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Receita médica

Por que alguns medicamentos precisam de receita médica e outros não?

curiosidades interessantes sobre a macedonia do norte

12 curiosidades interessantes sobre a Macedônia do Norte