no

12 curiosidades interessantes sobre o Chade

Com mais de 120 idiomas e dialetos falados, o Chade é uma nação que tem uma população bastante diversificada.

A República do Chade é um país sem litoral no norte da África Central. Com mais de 120 idiomas e dialetos falados, essa nação tem uma população diversificada que abrange um território que tem sido habitado há pelo menos 9.000 anos.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, vamos explorar um pouco da história, cultura, povo e economia do Chade.

1. O Chade tem esse nome por conta do Lago Chade, localizado na fronteira oeste do seu território. Em vários idiomas locais, a palavra ‘tsade’ significa ‘grande corpo de água’. Infelizmente, desde a década de 1960, o lago encolheu 90%, o que se deve em grande parte às mudanças climáticas, irrigação não planejada e aumento da população.

Lago Chade
Foto: Wikimedia Commons

2. Por falar em aumento da população, de acordo com os dados mais recentes do Banco Mundial, o Chade possui a quinta maior taxa de fertilidade do mundo, com uma média de 5,7 filhos por mulher. Infelizmente, há apenas um médico chadiano disponível para cada 23.600 pessoas, o que acaba abrindo espaço para muitos problemas de saúde.

Continua após a publicidade..

3. Desde que conquistou a independência, o Chade tem sido atormentado por guerras e instabilidade política, principalmente devido às tensões entre as comunidades predominantemente árabe-muçulmanas do norte e o sul predominantemente cristão. Como resultado, é também um dos países menos desenvolvidos do mundo, classificado como o terceiro país menos desenvolvido no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU em 2020.

4. Nas montanhas Tibesti, é possível encontrar algumas das melhores corridas de camelo do mundo. A tribo Toubou (pessoas da montanha), parentes distantes dos tuaregues do Saara Ocidental, realizam as corridas regularmente.

Continua após a publicidade..
curiosidades interessantes sobre o chade 2
Foto: Wikimedia Commons

5. O Chade possui três regiões climáticas distintas. Primeiramente, é o lar do Saara, o maior deserto quente do mundo, que cobre cerca de um terço do país. Em contraste, a região sul possui um clima tropical que sustenta a maior parte da agricultura e da população do país. Por fim, no centro do seu território, há o Cinturão do Sahel, que apresenta um clima de transição, onde os climas desérticos e tropicais se encontram.

6. O Parque Nacional de Zakouma, situado ao sul do deserto do Saara, é famoso por sua abundante vida selvagem. É o lugar mais próximo da Europa onde é possível ver leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos-africanos. Durante décadas, os colonos franceses usaram a região para fins de caça. Na década de 1970, havia 20.000 elefantes, mas em 2010 havia apenas 450. Mas, embora o parque ainda seja frágil, teve uma recuperação extraordinária graças a grupos protetores do meio ambiente.

7. O kakaki é um instrumento musical com uma longa trombeta de metal que é usado pela população local durante as cerimônias tradicionais. Culturalmente, ele significa poder, é tocado somente por homens e quem domina seus ritmos impõe respeito na sociedade.

curiosidades interessantes sobre o chade 3
Foto: Wikimedia Commons

8. O Chade é cultural e linguisticamente diverso. Às vezes citada como “a torre de Babel do mundo moderno”, essa nação possui mais de 200 grupos étnicos que falam mais de 100 idiomas. Árabe e francês são línguas nacionais, mas a maioria da população fala duas ou mais línguas.

9. No Chade, é bastante comum que os homens tenham mais de uma esposa. De fato, estima-se que mais de um terço das mulheres vivam em casamentos polígamos.

10. Localizado no nordeste do país, o platô de Ennedi abriga formações naturais de arenito esculpidas pela erosão hídrica e eólica ao longo do tempo. Os dramáticos desfiladeiros e vales desempenham um papel importante no ecossistema, sustentando diversas flora e fauna. Além disso, a região ostenta uma das maiores coleções de arte rupestre do Saara.

curiosidades interessantes sobre o chade 4
Foto: Wikimedia Commons

11. Em 2002, o francês Michel Brunet, um dos mais proeminentes paleontólogos da atualidade, foi o responsável por encontrar no Deserto de Djourab, no Chade, o crânio de um hominídeo de 7 milhões de anos, o mais antigo exemplar pré-humano confirmado até hoje.

Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Macedônia do Norte
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Luxemburgo

12. Em termos de área, é o quinto maior país da África. Seu território se estende por um total de 1.284.000 km².

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Madeira estala quando queima

Por que a madeira estala quando queima?

o que e a vexilologia

O que é a vexilologia?