no ,

Por que a cultura japonesa é tão popular?

É bastante provável que a cultura popular japonesa tenha influenciado seus gostos de alguma forma, quer você perceba ou não.

Se você prestar atenção, logo perceberá que a cultura japonesa é imensamente popular no mundo ocidental. Seja pelo mundo exótico do mangá, pela deliciosa culinária japonesa ou até mesmo pelos costumes tradicionais do país, o Japão possui um poder de influência considerável. Mas, afinal de contas, o que há na cultura japonesa que capturou o interesse de praticamente todo o planeta?

Ao longo deste artigo, vamos examinar algumas das principais contribuições que a cultura japonesa fez para o mundo ocidental. Mesmo que você não se considere um entusiasta do Japão, verá que é bastante provável que a cultura popular japonesa tenha influenciado seus gostos de alguma forma, quer você perceba ou não.

A longa história da influência da cultura japonesa no Ocidente

Cultura japonesa
Foto: Pixabay

A obsessão ocidental com a cultura japonesa remonta a tempos bem mais antigos do que muita gente imagina. Mesmo quando o Japão vivia em reclusão (apenas um porto internacional era acessível entre 1639 e 1858), os produtos japoneses eram muito procurados pelos ocidentais ricos, provando que nessa época já havia pessoas interessadas na cultura japonesa antes de um grande mercado em torno disso existir.

Os trajes tradicionais do Japão há muito se fazem presente nas principais coleções de moda ocidentais. Uma versão do tradicional quimono japonês chegou a ser vista nas casas de moda parisienses já em 1910. Em tempos mais modernos, designers como John Galliano, Maison Margiela e Christian Louboutin incorporaram fortes influências japonesas em suas coleções contemporâneas.

O estilo japonês também teve um impacto profundo no movimento artístico impressionista no Ocidente através de artistas como Van Gogh e Monet, que utilizaram técnicas de artistas japoneses, como xilogravuras. No início do século XIX, a arte japonesa já fazia sucesso nos EUA com muitos colecionadores de arte de alto nível adquirindo trabalhos do Japão. Outras formas de artes japonesas, como origami e haiku, passaram a ser ensinadas regularmente nas salas de aula ocidentais nos tempos modernos.

Jardins japoneses começaram a aparecer no Ocidente no final do século XIX, após a publicação da obra Landscape Gardening in Japan por Josiah Conder em 1893. O livro fez tanto sucesso que muitas cidades ocidentais passaram a abrigar jardins japoneses para os habitantes locais desfrutarem.

A consagração da cultura japonesa nos tempos modernos

por que a cultura japonesa e tao popular 2
Foto: Wikimedia Commons

Ao longo dos anos, vários modismos da cultura pop japonesa chegaram firmemente ao solo ocidental. Bons exemplos disso foram os Tamagotchi, os famosos “bichinhos virtuais” que muitos de nós carregamos em nossos bolsos durante os anos 90. Estes foram criados pela empresa de brinquedos japonesa Bandai em 1996 e forneceram a muitos garotos ocidentais dos anos 90 uma introdução à cultura pop japonesa sem o conhecimento deles.

Além disso, mangás e animes também encontraram terreno fértil na cultura pop ocidental. Franquias como Pokémon, Dragon Ball Z e Yu-Gi-Oh chegaram a superar suas contrapartes de desenhos animados no mercado ocidental. Hoje, as convenções de anime são populares e, embora o cosplay não seja necessariamente exclusivo da cultura japonesa, o termo se originou lá e muitos dos personagens imitados são de origem japonesa.

A cultura japonesa também ficou popular no Ocidente graças a consoles de videogame. Produzidos por empresas como Nintendo, Sega e Sony, eles definiram muitas infâncias dos anos 90.

A comida japonesa também tem ficado cada vez mais popular no Ocidente desde a década de 1970. O mais interessante é que a comida japonesa pode ser vista em praticamente todos os cantos nos tempos modernos e cobre todas as faixas de preço, desde pratos de macarrão baratos até restaurantes de sushi sofisticados. Na prática, isso promove a popularização da culinária do Japão entre diferentes classes sociais.

No fim das contas, há todo um investimento de exportação cultural por parte do Japão

por que a cultura japonesa e tao popular 3
Foto: Pixabay

Com tudo isso em mente, podemos dizer que a cultura japonesa é popular porque, além de ter coisas muito legais para oferecer, há todo um esforço governamental por trás disso. De fato, o país conta com programas nacionais como o Cool Japan, que é especialmente dedicado a aumentar o tamanho de sua indústria de exportação de mídia, transformando o país numa superpotência cultural.

Na prática, o Japão é referência em exportações de cultura pop pela mesma razão que é bom em manufatura eletrônica: há políticas governamentais especificamente voltadas para esse fim e uma vontade cultural de ser realmente bom naquilo que faz.

Leia Também: Quantas máquinas automáticas de venda existem no Japão?
Leia Também: Por que a urina é amarela?

A cultura japonesa e a ocidental podem até ser distintas entre si em vários aspectos, mas os dois campos continuam a tomar emprestado pedaços dos costumes, tradições e tendências um ao outro. De certo modo, isso deixa claro que a influência da cultura japonesa no Ocidente não deverá sofrer um grande revés tão cedo.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

como nossos olhos se movem em perfeita sincronia

Como nossos olhos se movem em perfeita sincronia?

Cazaquistão

12 curiosidades incríveis sobre o Cazaquistão