no ,

Peter Pan: A origem do personagem

Um dos personagens mais clássicos da Disney tem uma origem que você talvez não conheça. Vamos conhecer agora de onde veio a história do Peter Pan!

Peter Pan é um dos livros infantis mais clássicos e comprados que existe. A história ficou mundialmente conhecida após a Disney adaptar o menino que nunca cresce para um filme de animação.

O personagem vive na Ilha dos Perdidos, um lugar mágico com piratas, barcos voadores, sereias, fadas e com o seu bando, os meninos perdidos. Ele possui a habilidade de voar e é ótimo em batalhas de espada, além de ter uma sombra que ‘possui’ vida própria.

Peter é um personagem criado por JM Barrie, teve sua primeira aparição no livro ‘O Pequeno Pássaro Branco’ e logo se tornou extremamente popular ganhando uma história própria, que se tornou maior que a história de onde inicialmente saiu. Mas você sabe de onde veio esse personagem? É o que vamos explicar agora, vamos lá?

Peter Pan

A origem do Peter Pan

Peter Pan aparece pela primeira vez em 1902, sua trama original também se passa em Londres e sua história vem do livro ‘O pequeno pássaro branco’. Existem duas possíveis origens conhecidas para o personagem. A primeira fala que JM Barrie teria baseado Peter em seu próprio irmão mais velho que se chamada David. O jovem morreu antes de completar 14 anos em um acidente envolvendo patinação no gelo.

Agora a versão de sua origem mais famosa — ganhando até documentário BBC nos anos 70 — é baseada em crianças que ele conheceu na vida real. Os garotos em questão são conhecidos como ‘Meninos Llewelyn Davies‘ e eram filhos de Sylvia Llewelyn Davies e Arthur Llewelyn Davies, seus nomes eram George, John, Peter e posteriormente nasceram Michael e Nicholas.

JM Barrie os conheecram durante um passeio nos jardins de Kensington e se encantou com os garotos, acabou se aproximando de sua mãe e criando uma amizade para a vida toda. O escritor virou uma espécie de avô para os garotos e após a morte de seus pais acabou virando um de seus tutores.

Leia também: Bob Esponja: A Fenda do Bikini é um local real?

PETER 2

Mortes

Quase todos os garotos que serviram de inspiração para o autor morreram jovens e de mortes que geraram traumas no mesmo. George veio a falecer com apenas 21 anos, após ser atingido em combate na Primeira Guerra Mundial. Michael morreu afogado em um açude próximo a Oxford junto com um de seus amigos, as pessoas acreditam que os dois fizeram um pacto de suicídio já que a forma de suas mortes foram muito duvidosas.

John — também conhecido como Jack — teve uma vida longa e faleceu devido a uma doença pulmonar. Já Peter, conhecido como a grande inspiração para Peter Pan, cometeu suicídio se jogando na frente de um trem na estação de Sloane Square.

A BBC produziu uma minissérie chamado ‘The Lost Boys’ que contava a história dos garotos originais, contendo fotos, rascunho e até o depoimento do irmão mais novo, Nicholas. O filme ‘Finding Neverland’ — que mais tarde virou um musical — protagonizado por Johnny Depp também contava a relação do escritor com as crianças, desde o primeiro contato com elas até um período depois da estreia da peça do Peter Pan.

Leia também: País do Futebol: Por Que o Brasil Tem Esse Título?

PETER 3

Barrie financiou os estudos e a moradia de todos os garotos por boa parte de suas vidas, com o passar dos anos alguns relacionamentos foram se estreitando, mas ele jamais perdeu o carinho que tinha pelas crianças.

O escritor veio a falecer com seus 77 anos em 1937. A sua ex-mulher, sua secretária e os garotos que ainda eram vivos receberam boa parte de sua herança. Porém, os direitos de Peter Pan e de todas as suas obras relacionadas ao personagem ficaram para o Great Ormond Street Hospital, um hospital infantil que proporcional uma enorme quantidade de cirurgias cardíacas.

Você conhecia a origem do Peter Pan? Não se esqueça de compartilha esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

DRAGON CAPA

Dragon Ball: Os vilões mais inesquecíveis

VILAO CAPA

10 maiores vilões do cinema