no

O que faz um agrimensor?

Profissional trabalha com medição e registro de propriedades, mas não deve ser confundido com topógrafo.

Agrimensor trabalhando
Foto: Wikimedia Commons

Você sempre gostou de trabalhar com medições de terra? Tem facilidade em determinar a localização exata de características importantes na área ao seu redor? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de agrimensor!

O agrimensor é o profissional que utiliza conhecimentos da geomática para gerenciar dados espaciais necessários como parte de operações científicas, administrativas, legais e técnicas. Os agrimensores trabalham juntamente com engenheiros civis, arquitetos, paisagistas e planejadores regionais e urbanos para desenvolver documentos de projeto abrangentes.

É comum confundir agrimensor com topógrafo, porém a topografia é apenas uma ciência inserida dentro da agrimensura. Na agrimensura, as medições podem ser meramente técnicas, como também terem aspectos legais e jurídicos. Na topografia, o objeto principal gira em torno da medição da superfície terrestre com suas anomalias naturais ou artificiais.

Com isso em mente, podemos dizer que um agrimensor é um topógrafo que também domina um conhecimento sobre as questões legais das propriedades.

Foto: Pixabay

Como é a rotina de trabalho de um agrimensor?

Em alguns casos, quando uma propriedade é comprada ou vendida, ela precisa ser vistoriada para fins legais. Na construção, o agrimensor é o responsável por determinar a localização precisa de estradas ou edifícios e as profundidades adequadas para fundações e estradas.

Em seu trabalho, os agrimensores costumam usar o Sistema de Posicionamento Global (GPS), um sistema de satélites que localiza pontos de referência com alto grau de precisão. Esses profissionais interpretam e verificam os resultados do GPS e reúnem os dados que são alimentados em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), que é então usado para criar mapas e relatórios detalhados.

Em termos gerais, um agrimensor desempenha as seguintes funções:

  • Medir distâncias, direções e ângulos entre pontos específicos na superfície da Terra, acima e abaixo dela;
  • Selecionar pontos de referência conhecidos e, em seguida, determinar a localização exata de características importantes na área de levantamento;
  • Estabelecer limites oficiais de terra;
  • Pesquisar registros de terras e outras fontes de informações que podem afetar as questões legais das propriedades;
  • Ajudar na elaboração de mapas e relatórios;
  • Preparar descrições de terras para títulos, arrendamentos e outros documentos legais.
Agrimensor
Foto: Pixabay

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

A agrimensura envolve trabalho de campo e trabalho interno. O trabalho de campo envolve as operações ao ar livre, o que geralmente inclui ficar em pé por longos períodos e caminhar distâncias consideráveis. Além disso, os agrimensores podem muitas vezes escalar colinas com pacotes pesados de instrumentos e outros equipamentos, ficando expostos a todos os tipos de clima.

Os agrimensores também realizam muitas tarefas em ambientes internos, incluindo pesquisa de registros de terras, análise de dados de pesquisas obtidos nas atividades de campo, mapeamento, apresentação de informações a agências reguladoras e fornecimento de depoimentos especializados em tribunais.

Viajar às vezes faz parte do trabalho e um agrimensor altamente conceituado pode ter que se deslocar para longas distâncias ou permanecer nos locais do projeto por um período de tempo.

Vale mencionar que os agrimensores geralmente trabalham em tempo integral, mas eles podem trabalhar mais horas durante o verão, quando o tempo quente e as longas horas de luz do dia são mais adequados para o trabalho de campo.

Como se tornar um agrimensor?

Devido à natureza técnica da agrimensura, os empregadores estão cada vez mais procurando candidatos com ensino superior. Para se tornar um engenheiro agrimensor (nome oficial da função), é preciso fazer a faculdade de Engenharia de Agrimensura. O curso superior tem duração de cinco anos e, ao concluí-lo, o aluno é capacitado como bacharel.

Vale destacar que também há o curso técnico para quem quer se tornar um técnico em agrimensura. Por ser um curso de nível médio, a sua área de atuação pode ser pouco mais limitada, embora ainda seja muito ampla. Ainda assim, é importante deixar claro que não é permitido que o técnico em agrimensura exerça as mesmas funções que o engenheiro agrimensor.

Leia Também: O que faz um gerente de recursos humanos?
Leia Também: O que faz um luthier?

Por último, não podemos deixar de citar que ambos os cursos são voltados para a área de exatas. Portanto, ter habilidade com cálculos, estatística e física é fundamental para conquistar exercer um bom trabalho.

Uma profissão muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Pessoas em produção de filme

Quantas pessoas são necessárias para fazer um filme?

Pólvora

Como surgiu a pólvora?