no

Por que meu pagamento no cartão de crédito foi recusado?

Existem alguns motivos comuns pelos quais um pagamento no seu cartão de crédito pode ser recusado.

Foto: Pixabay

Ter o pagamento de uma compra no cartão de crédito recusado pode ser uma experiência bastante embaraçosa, especialmente se você for o primeiro em uma longa fila de clientes, ou pior, se você não tiver uma outra forma de pagamento à disposição.

Quando um operador de caixa passa seu cartão de crédito, o sistema de pagamento se comunica com o emissor do cartão para determinar se o seu cartão de crédito é válido e se você tem fundos suficientes disponíveis para a transação.

Na maioria dos casos, se tudo estiver correto com seu cartão de crédito, o sistema enviará de volta uma mensagem de “aprovado” para a transação ser concluída. No entanto, em alguns casos, o emissor do cartão de crédito pode recusar a transação.

Mas, afinal de contas, o que pode fazer um pagamento no cartão de crédito ser recusado? E o que devemos fazer em uma situação desse tipo?

Foto: Pixabay

Os principais motivos que podem levar o pagamento no cartão a ser recusado

Existem alguns motivos comuns pelos quais um pagamento no seu cartão de crédito pode ser recusado. Alguns deles podem envolver uma falha de comunicação entre você e o emissor do cartão, mas uma ocorrência do tipo também pode estar relacionada a algo que você fez com sua conta. Aqui estão alguns motivos que podem explicar por que seu cartão de crédito foi recusado:

Você não tem crédito disponível suficiente: o crédito disponível é a diferença entre o saldo do cartão de crédito e o limite de crédito. Você pode ficar sem crédito disponível após uma onda de gastos ou se o seu limite de crédito for cortado inesperadamente. Você pode verificar seu crédito disponível ligando para o atendimento ao cliente do seu banco ou fazendo login em sua conta online.

Sua conta foi encerrada: os emissores de cartão de crédito podem encerrar cartões de crédito sem aviso prévio em alguns casos. Além disso, é possível que o emissor do cartão de crédito tenha enviado uma carta avisando-o sobre o encerramento, mas você ainda não a recebeu.

Suas faturas venceram: se você deixou de pagar algumas faturas, o emissor do cartão de crédito pode suspender sua capacidade de fazer novos pagamentos. Desse modo, você terá que resolver as pendências sua conta para restaurar seus privilégios de compra.

Seu cartão de crédito expirou: verifique a data de validade do seu cartão de crédito. Se a data de validade já tiver expirado, isso pode explicar por que seu cartão de crédito foi recusado. Dito isto, basta pedir para que o emissor do seu cartão de crédito envie um novo pelo correio.

Sua conta é suspeita de fraude: os emissores de cartão de crédito monitoram constantemente suas transações para ter certeza de que elas correspondem ao padrão normal de suas compras. Assim, qualquer coisa fora de seus hábitos de gasto pode ser sinalizado como fraude e fazer com que seu cartão de crédito seja recusado.

Foto: Pixabay

O que fazer se o pagamento no cartão de crédito for recusado?

Se o seu cartão de crédito for recusado, a coisa mais fácil a fazer é, obviamente, concluir a transação com outro método de pagamento (dinheiro vivo, cartão de débito ou outro cartão de crédito). Desse modo, você pode descobrir o que está acontecendo com sua conta quando terminar.

Ligar para o emissor do cartão de crédito é a melhor maneira de descobrir por que seu cartão de crédito foi recusado. Em alguns casos, como suspeita de fraude, por exemplo, o emissor do cartão de crédito pode corrigir o problema rapidamente para que novas transações sejam processadas normalmente.

Se a sua conta for suspensa ou encerrada, o emissor do cartão também poderá informá-lo sobre as opções disponíveis para reverter a situação.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

No fim das contas, ter um pagamento recusado no cartão de crédito é sempre uma possibilidade. Ainda que você faça todos os seus pagamentos dentro do prazo e mantenha o seu cartão de crédito em dia, você nunca saberá exatamente o que está acontecendo do lado do emissor do seu cartão.

Leia Também: Quem inventou a calculadora?
Leia Também: Como surgiu a cordilheira do Himalaia?

Para evitar situações constrangedoras, sempre carregue pelo menos duas formas de pagamento com você, como por exemplo, um cartão de débito ou até mesmo um outro cartão de crédito. Dessa forma, você não terá problemas para concluir uma transação.

Ter o cartão recusado é uma situação embaraçosa que todos querem evitar, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que os britânicos tentaram usar galinhas em uma arma nuclear?

É possível enganar um detector de mentiras?