no

Existe algum pedaço de terra que não pertence a nenhum país?

Conheça a história do território deixado pra trás pelo Egito e Sudão que levanta questionamentos até hoje.

Como vivemos em um planeta que já foi praticamente desbravado por completo, é difícil acreditar na possibilidade de ainda existir algum pedaço de terra que não pertence a alguma nação. Curiosamente, algo do tipo realmente existe (e não estou falando da Antártica).

Ao longo da fronteira entre o Egito e o Sudão, há uma pequena parcela de terra que chama a atenção por um detalhe em particular: ela é uma das últimas terras não reivindicadas no planeta.

Nenhum país quer pleitear essa localidade e, de certo modo, é fácil entender o porquê. Basicamente, este pedaço de terra de 2 mil km², denominado Bir Tawil, fica em uma das regiões mais desoladas e geopoliticamente complexas do norte da África.

pedaco de terra que nao pertence a nenhum pais 1
Paisagem típica de Bir Tawil. (Foto: Reprodução/Youtube)

O que há por trás do “pedaço de terra que ninguém quer”

Em seu livro Unruly Places: Lost Spaces, Secret Cities, and Other Inscrutable Geographies, Alastair Bonnett conta que região é composta principalmente de areia e rocha, sem contar com estradas, habitantes permanentes ou recursos naturais.

Com todos esses fatores negativos em jogo, já fica fácil entender porque reivindicar esta região não contribuiria em nada para a economia de qualquer país. No entanto, esse detalhe serve para explicar apenas uma parte de toda essa história.

Para entender melhor a complexidade da coisa toda, precisamos considerar a existência de um outro pedaço de terra com características intrigantes nas proximidades de Bir Tawil. Denominado Hala’ib, esse local também é formado majoritariamente por areia e rocha, mas ele faz fronteira com o Mar Vermelho e, portanto, torna-se bem mais valioso.

Em resumo, tanto o Egito quanto o Sudão querem Hala’ib, mas da maneira como a fronteira foi estabelecida entre ambas as nações, cada país pode ter Bir Tawil ou Hala’ib, mas não os dois. Em outras palavras, quem quiser reivindicar Bir Tawil terá que abrir mão de Hala’ib.

pedaco de terra que nao pertence a nenhum pais 2
Fronteira redefinida pelos britânicos no início do século XX. (Foto: Google Maps)

O início de toda a confusão

Essa situação curiosa teve início em 1899, quando a Grã-Bretanha, que detinha autoridade na área, assinou um acordo com o Egito para administrar conjuntamente o Sudão, criando uma administração conjunta chamada Sudão Anglo-Egípcio. Na prática, isso fez com que os britânicos passassem a ter um controle total sobre o Sudão, pois o Egito era apenas um protetorado da Grã-Bretanha.

De qualquer forma, o fato é que ficou acordado que a fronteira entre o Egito e o Sudão continuaria “reta” ao longo do paralelo 22. Três anos depois, os britânicos decidiram que o limite acordado não refletia o uso real da terra pelas tribos nativas da região. Então, eles estabeleceram um novo limite.

Os britânicos decidiram que uma pequena montanha ao sul do paralelo 22 deveria ser administrada pelo Egito, pois era o lar da tribo nômade Ababda, que tinha laços mais estreitos com os egípcios do que com os sudaneses. Consequentemente, isso deu origem a Bir Tawil. Enquanto isso, um triângulo de terra muito maior, o Hala’ib, localizado ao norte do paralelo 22 e às margens do Mar Vermelho, foi entregue ao controle sudanês, já que era a terra natal do povo Beja.

Os problemas começaram a surgir depois que o Sudão conquistou a sua independência em 1956. Na ocasião, o governo sudanês declarou suas fronteiras nacionais de acordo com as estipuladas na segunda proclamação, tornando o território de Hala’ib uma parte do Sudão.

O Egito, por outro lado, afirmou que se tratava de uma jurisdição administrativa temporária e que a sua soberania havia sido estabelecida no tratado de 1899, o que, em tese, tornaria Hala’ib um território egípcio.

pedaco de terra que nao pertence a nenhum pais 3
O triangulo de Hala’ib é disputado por Sudão e Egito. Já o trapézio de Bir Tawil é ignorado por ambas as nações. (Foto: Google Maps)

O legado do pedaço de terra de Bir Tawil

Embora os conflitos nas fronteiras sejam incrivelmente comuns, o que torna essa contenda interessante não é apenas a disputa do território de Hala’ib, mas o impacto que isso teve sobre o pedaço de terra menor ao sul do 22º paralelo, a área conhecida como Bir Tawil.

Por causa de toda essa confusão, Egito e Sudão preferem não reivindicar qualquer soberania sobre Bir Tawil, pois isso significaria a renúncia dos seus direitos em disputa na região de Hala’ib.

Leia Também: Por que na Europa existem notas de zero euro?
Leia Também: O que foi o projeto Atlantropa?

Curiosamente, nos mapas egípcios, Bir Tawil é mostrado como pertencente ao Sudão. Por outro lado, nos mapas sudaneses, o local aparece como parte do Egito. Na prática, Bir Tawil permanece até hoje como uma verdadeira terra de ninguém.

Um pedaço de terra com características muito curiosas, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Café já foi proibido

O café já foi proibido em algum país?

Anos 80

14 curiosidades interessantes sobre os anos 80