O comportamento animal é um complexo campo de estudo onde muitos mistérios permanecem sem solução. No entanto, a questão de saber se os avestruzes enterram a cabeça no chão quando estão com medo não é uma delas, pois isto é definitivamente um mito, ainda que persistente.
De fato, não apenas esse comportamento nunca é observado na natureza (a imagem de capa desse post é uma montagem), mas também não faz o menor sentido biológico, afinal de contas, se os avestruzes seguissem essa estratégia, seus predadores não perderiam a oportunidade de devorá-los.
Dito isto, convidamos você a continuar lendo este artigo para saber mais sobre a origem desse mito e descobrir o comportamento real que os avestruzes apresentam contra predadores.
Como surgiu esse mito?
Não há dúvida de que essa ideia de que avestruzes enterram a cabeça no chão é um mito, entretanto, esta é uma crença muito antiga, pois algumas fontes indicam que ela pode ser rastreada desde a época romana. Especificamente, sua origem pode ser encontrada nos escritos de Plínio, o Velho, um importante escritor e naturalista romano cujas obras tiveram uma grande importância na história.
Plínio foi o responsável, por exemplo, pela escrita de uma das primeiras enciclopédias, denominada “Naturalis Historia”. Nessa obra, Plínio disse que avestruzes enterram a cabeça em buracos no chão e, ao fazer isso, esses animais acreditam que todo o seu corpo fica escondido. Embora isso não seja verdade, o mito permaneceu conosco ao longo do tempo, pois foi integrado à nossa linguagem cotidiana e reproduzido em inúmeras mídias.
Talvez a única relação desses animais com o chão seja o fato de que os avestruzes constroem seus ninhos através da escavação de um buraco raso no solo. Uma vez que os ovos são postos, eles são frequentemente reposicionados para garantir que recebam as condições de desenvolvimento adequadas.
Além disso, esses pássaros ingerem pequenas pedras do solo. Esses elementos minerais, denominados gastrólitos, ajudam a esmagar os alimentos em seu sistema digestivo, já que esses animais não conseguem mastigar.
Por que os avestruzes não enterram a cabeça no chão quando se sentem ameaçados?
Algumas explicações fisiológicas e evolutivas podem ser dadas sobre por que essa estratégia não ocorre. A mais óbvia de todas elas é que, se os avestruzes enterrassem suas cabeças no chão, eles teriam muita dificuldade para respirar. Da mesma forma, eles nem sequer seriam capazes de enxergar os predadores.
Embora seja verdade que o cérebro de um avestruz seja muito pequeno em comparação com seu corpo, a inteligência não desempenha um papel muito importante nesses aspectos. Em vez disso, o que é realmente vital aqui é a própria seleção natural.
De um modo geral, o mecanismo evolucionário indica que organismos com características mais adequadas ao seu ambiente terão maior probabilidade de sobreviver do que o resto da população. Portanto, eles terão mais descendentes e essas características se tornarão mais prevalentes na população.
Por sua vez, se os avestruzes enterrassem suas cabeças em algum buraco no solo, eles provavelmente seriam comidos por predadores. Portanto, eles não teriam descendentes e essa estratégia desapareceria rapidamente.
Então, quais são as reais estratégias dos avestruzes contra predadores?
Em vez de enterrar a cabeça no chão, os avestruzes contam com estratégias mais eficazes para se defender e evitar a predação. Em primeiro lugar, esses animais são incrivelmente rápidos. Eles não podem voar, mas conseguem atingir velocidades de até 70 quilômetros por hora. Portanto, uma das estratégias mais eficazes para essas aves é fugir assim que um predador em potencial é localizado.
Se isso não for suficiente, suas pernas poderosas, junto com seu tamanho enorme e garras pontiagudas, oferecem a essas aves uma segunda alternativa de defesa. Diante de algumas ameaças, os avestruzes podem simplesmente optar por se levantar e atacar com chutes muito fortes.
Leia Também: Por que os beija-flores voam tão rápido?
Leia Também: Como aumentar a produtividade?
Por último, não podemos nos esquecer que esses animais costumam ajudar uns aos outros. Desse modo, quando estão em grupos, os avestruzes se alternam para ficar de olho em seus arredores e se alimentar. Isso torna mais fácil para a comunidade detectar possíveis ameaças.
Criaturas muito interessantes, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉