Criado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, o Twitter tem passado por um dos momentos mais complicados da sua existência. A rede social foi comprada recentemente pelo Elon Musk e já se tornou o centro de diversas polêmicas.
Ultimamente tem se falado bastante sobre a possibilidade de o Twitter acabar, principalmente depois de algumas decisões um tanto quanto conturbadas do Elon Musk, mas será que isso irá acontecer mesmo? Bom, descobriremos agora mesmo.
História do Twitter
Antes de tudo, nada melhor que conhecer a história da rede social, não é mesmo? Jack Dorsey era aluno de graduação da New York University, ele imaginou a possibilidade de uma pessoa usar um serviço de SMS para se comunicar com um pequeno grupo. Williams e Noah Glass acabaram se inspirando no Flickr e sugeriram o nome Twttr para o projeto. Na época, o domínio Twitter.com já estava em uso, mas foi questão de 6 meses para que os criadores da rede social comprasse e mudasse o nome do projeto definitivamente para Twitter. Dorsey explicou que “nos deparamos com a palavra “twitter”, e foi simplesmente perfeito. A definição foi “uma pequena explosão de informações inconsequentes” e “chilros dos pássaros”. E isso é exatamente o que o produto era.”
No dia 21 de março de 2006 era oficialmente lançada a rede social que conquistaria pessoas do mundo inteiro. No dia 25 de abril de 2022, o conselho de administração do Twitter concordou com uma compra de $ 44 bilhões por Elon Musk , tornando-se um dos maiores negócios para fechar o capital de uma empresa. Após um longo período de controvérsia e batalhas legais, o acordo foi fechado no dia 27 de outubro.
Por Que Elon Musk Comprou o Twitter?
Musk começou a falar em comprar o Twitter no início de 2022, declarando suas preocupações com o compromisso da empresa com a liberdade de expressão e se as políticas de moderação do Twitter estavam minando a democracia. O magnata dos negócios planejou grandes mudanças no tratamento de spambots da rede social, uma política de moderação de conteúdo mais branda, reformulação de seus serviços oferecidos e cortes de custos.
No início, Musk tentou uma posição no Conselho de Administração do Twitter, inclusive chegou a comprar ações da empresa, mas o Conselho criou uma “pílula de veneno” para evitar que Musk ganhasse ações suficientes. Assim que comprou a empresa, Elon Musk demitiu os três principais executivos e uma semana depois começou a demitir cerca de metade dos funcionários.
Selo de Verificado
Uma das mudanças feitas pelo Elon Musk que acabou repercutindo bastante foi cobrar uma taxa mensal de US$ 8, mas o plano foi suspenso cerca de 24 horas depois. Vários perfis fakes começaram a ser criados dentro da rede social e isso acabou prejudicando diversas empresas, afetando inclusive a Bolsa de Valores. De acordo com o Investor’s Business Daily, grandes empresas acabaram tendo perdas significativas no mercado. Em um episódio, uma conta atribuída ao ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush afirmou que ele sentia “saudade de matar iraquianos”, muitos dos tweets feitos durante o período em que o selo de verificado estava liberado para compra acabaram se espalhando de forma desastrosa.
O Twitter Vai Acabar?
Nos últimos dias a hashtag #RIPTwitter ficou em alta. Na última sexta-feira (18/11), a BBC anunciou que os escritórios do Twitter ficariam fechados até o dia 21/11 e que as credenciais de acesso dos funcionários haviam sido suspensas. Cerca de 42% dos funcionários restantes acabaram pedindo demissão do Twitter, mas Elon Musk afirmou não estar preocupado com a situação.
Ainda não é possível afirmar se o Twitter irá de fato acabar, mas ao que tudo indica, ele terá uma queda decrescente muito rápida nos próximos dias. Diversos usuários inclusive começaram a migrar para outras redes sociais, como o Koo, por exemplo. Até o momento, Musk não se pronunciou sobre qual rumo irá tomar, mas a verdade é que o novo dono do Twitter precisará de uma nova equipe para conseguir manter a rede social viva.
Leia Também: Koo | Conheça a Rede Social Indiana Que Conquistou os Brasileiros
Leia Também: Quem criou a internet?
De acordo com os funcionários que ainda restam na empresa, a rede social não conseguirá sobreviver com Musk no comando, principalmente se o quadro continuar sendo reduzido drasticamente como tem acontecido desde o final de outubro.
Você Acha que o Twitter Vai Acabar? Não esqueça de compartilhar esse post!