Criar vlogs tem sido uma estratégia encontrada por criadores de conteúdo para envolver o público e aumentar o número de seguidores nas redes sociais. Desde o início do Youtube, os vlogs tem se tornado cada vez mais uma forma popular de criação de conteúdo, a ponto de gerar renda para muitos. Mas o que exatamente são os vlogs? E por que eles são tão populares?
Ao longo deste artigo, você vai descobrir que os vlogs estabelecem uma comunicação regular dos criadores de conteúdo com seu público, oferecendo entretenimento e conteúdo informativo de qualidade.
O que são os vlogs?
Vlog é a abreviatura de “vídeo log” ou “vídeo blog” e pode ser descrito como um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos. A filmagem desses conteúdos pode ser editada ou não, e muitas vezes inclui vários textos de apoio, imagens ou outros elementos que ajudam a destacar um conteúdo específico.
É bastante comum encontrar muitos vloggers gravando a si mesmos através de smartphones ou câmeras profissionais, compartilhando abertamente suas atividades diárias. No entanto, um vlog pode ser sobre qualquer tipo de assunto, já que o objetivo principal é sempre colocar o criador de conteúdo na frente das câmeras para manter uma conexão direta com os seguidores.
Alguns dos tipos mais comuns de vlogs incluem rotinas diárias, viagens, atividades familiares e sessões de perguntas e respostas. Todos esses tipos de vlogs podem incluir mais de uma pessoa, mas o “vlogger principal” sempre será o centro das atenções.
Um vlog pode variar de alguns minutos a várias horas. Quando se trata da plataforma utilizada para a publicação e o compartilhamento dos vídeos, o Youtube tende a ser o site preferido dos vloggers, mas existem outros serviços de hospedagem de vídeos gratuitos onde você pode encontrar essa forma popular de criação de conteúdo.
Por que os vlogs são tão populares?
Embora algumas pessoas possam pensar o contrário, o conceito de vlogging já existe há algum tempo. De fato, é possível rastreá-lo desde os anos 80, quando Nelson Sullivan, um artista de Nova York, costumava gravar vlogs por sua cidade com a intenção de transformar as filmagens em seu próprio programa de TV.
Quando a internet surgiu, não demorou muito para que outras pessoas começassem a postar clipes de si mesmas na rede online, onde passaram a compartilhar experiências de viagens ou rotinas diárias. Após a introdução do Youtube em 2005, o vlogging deu um salto de popularidade e logo se tornou uma das formas mais procuradas de criação de conteúdo.
Hoje em dia, toda essa mania em torno dos vlogs pode fazer você se perguntar sobre o que os torna tão populares. Bem, para começar, os vlogs são extremamente envolventes. Por meio deles, as pessoas ficam sabendo mais sobre você e, pelo menos indiretamente, acabam fazendo parte da sua vida.
Os vlogs também oferecem a liberdade de se expressar. Na prática, este método de criação de conteúdo torna mais fácil para criadores e influenciadores digitais compartilharem suas jornadas com os espectadores. Desse modo, não apenas o público consegue se conectar com sua estrela favorita, mas o tipo de ambiente descontraído de um vlog o transforma em um entretenimento fácil de digerir.
Como os smartphones afetaram o mundo do vlog?
Os smartphones são inerentemente portáteis e, com os avanços rápidos da tecnologia de suas câmeras, ficou muito mais fácil para os vloggers fazerem o trabalho sem o incômodo de usar equipamentos pesados e caros. Agora, podemos até mesmo gravar vídeos em resolução 8K em nossos dispositivos móveis.
Além disso, a maioria dos smartphones atuais também possui recursos como estabilização de imagem, câmera lenta e foco automático, sendo que tudo isso resulta em imagens de vídeo com um valor de produção decente.
Leia Também: Por que o álcool 70% é mais eficaz contra vírus e bactérias?
Leia Também: O que é lixo radioativo e como é feito o seu descarte?
Por último, não podemos deixar de citar o fato de que os smartphones também são mais fáceis de carregar do que as câmeras e, caso seja necessário editar o seu vlog, há aplicativos que permitem que a edição seja feita facilmente.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉