Você sempre se interessou em promover a saúde e bem-estar das pessoas? Gostaria de trabalhar auxiliando-as na recuperação de suas capacidades funcionais e sociais? Se a sua resposta for um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de terapeuta ocupacional!
Um terapeuta ocupacional é alguém que permite que as pessoas se tornem mais produtivas e superem obstáculos quando enfrentam dificuldades ao tentar realizar as atividades cotidianas. Esse profissional faz isso ajudando pacientes com lesões, doenças ou deficiências a desenvolver e melhorar as habilidades necessárias para a vida diária e o trabalho.
De um modo geral, muito esforço e dedicação são itens necessários para se tornar um terapeuta ocupacional, mas para aqueles que desejam ajudar as pessoas a terem uma vida produtiva e satisfatória, o empenho definitivamente vale a pena.
Como é a rotina de trabalho de um terapeuta ocupacional?
Os terapeutas ocupacionais geralmente trabalham com pessoas de todas as idades para superar obstáculos físicos ou doenças, tentando ajudá-las a voltar a se engajar plenamente em suas vidas diárias.
Na prática, o seu trabalho pode envolver qualquer coisa para ajudar as pessoas que precisam, desde criar um ambiente de vida seguro até ajudá-las com as tarefas diárias, como se vestir, se mover pela casa, cozinhar, comer, cuidar do jardim, fazer trabalhos escolares, usar um computador e dirigir.
Dito isto, um terapeuta ocupacional normalmente desempenha as seguintes funções:
- Observar os pacientes realizando tarefas, fazendo perguntas e analisando o histórico médico;
- Estabelecer um plano de tratamento para os pacientes, definindo os tipos de atividades e metas específicas a serem cumpridas;
- Ajudar pessoas com várias deficiências em diferentes tarefas, como ajudar uma pessoa mais velha com memória fraca a usar um computador ou conduzir uma criança autista em atividades lúdicas;
- Demonstrar exercícios que possam ajudar a aliviar a dor de pessoas com doenças crônicas, como alongamentos nas articulações para quem sofre de artrite;
- Avaliar a casa ou local de trabalho do paciente e identificar como o ambiente pode ser mais adequado às necessidades de saúde da pessoa;
- Avaliar e registrar as atividades e o progresso dos pacientes para relatar aos médicos e outros provedores de saúde.
Como é o ambiente de trabalho desse profissional?
Muitos terapeutas ocupacionais trabalham em consultórios de fisioterapeutas ocupacionais ou em hospitais. Alguns deles precisam viajar constantemente de um emprego para outro. Muitos também trabalham em consultórios particulares e fornecem terapia ocupacional na casa ou no ambiente residencial do paciente.
Os terapeutas ocupacionais que trabalham com idosos geralmente avaliam o ambiente onde o paciente vive e fazem recomendações, como o uso de equipamentos adaptáveis ou a identificação e remoção de possíveis riscos de quedas em casa. Em alguns casos, os terapeutas ocupacionais ajudam os pacientes com a criação de ambientes mais funcionais.
Os terapeutas ocupacionais também podem trabalhar em ambientes de saúde mental, onde ajudam pacientes que sofrem de deficiências de desenvolvimento, doenças mentais ou problemas emocionais. Eles ajudam esses pacientes na vida diária, ensinando habilidades como gerenciamento de tempo, orçamento, uso de transporte público e tarefas domésticas.
Além disso, os terapeutas ocupacionais podem trabalhar com indivíduos que têm problemas com abuso de drogas, alcoolismo, depressão ou sofrem de outros transtornos.
Como se tornar um terapeuta ocupacional?
Para atuar nesta área, o candidato deve ser graduado no curso Terapia Ocupacional e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
A graduação em Terapia Ocupacional forma profissionais para atuar com a promoção da qualidade de vida dos pacientes, levando em consideração as particularidades de cada caso específico. O curso geralmente possui duração média de quatro anos e conta com titulação de bacharelado.
Leia Também: O que faz um especialista em marketing digital?
Leia Também: O que faz um engenheiro mecatrônico?
Por último, vale destacar que a oportunidade de acompanhar um terapeuta ocupacional em ambientes clínicos como estágio fornece uma exposição inestimável ao trabalho que permite aos alunos avaliar sua adequação e interesse no trabalho. Essas oportunidades podem existir em ambientes hospitalares, consultórios de terapeutas ocupacionais, instalações de cuidados de enfermagem, entre outros locais.
E você, pretende seguir a carreira profissional de terapeuta ocupacional? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!