no

O que faz um microbiologista?

A microbiologia estuda os microrganismos, seres vivos que só podem ser vistos por meio de microscópios.

Você sempre se interessou pela área da microbiologia? Gostaria de trabalhar nesse campo desenvolvendo novos produtos ou resolvendo problemas específicos? Se a sua resposta for um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de microbiologista!

Um microbiologista é alguém que estuda o crescimento, o desenvolvimento e as características de organismos microscópicos, como bactérias e fungos. Esse profissional trabalha tanto em laboratórios como em escritórios, onde realiza experimentos científicos e analisa os resultados dos estudos.

De um modo geral, é comum que microbiologistas trabalhem em equipes com técnicos e cientistas de outras áreas. Por exemplo, microbiologistas focados na pesquisa de novos remédios podem trabalhar com médicos e bioquímicos para desenvolver novos medicamentos, como antibióticos e vacinas.

Como outro exemplo, microbiologistas em laboratórios de diagnóstico médico trabalham ao lado de médicos, enfermeiras, técnicos de laboratórios médicos e outros profissionais de saúde para ajudar a prevenir, tratar e curar doenças.

o que faz um microbiologista 1
Foto: Pixabay

Como é a rotina de trabalho de um microbiologista?

A maioria dos microbiologistas trabalha em pesquisas. Muitos realizam estudos básicos com o objetivo de aumentar o conhecimento científico, enquanto outros utilizam o conhecimento obtido a partir da pesquisa básica para desenvolver novos produtos ou resolver problemas específicos. Por exemplo, microbiologistas podem até ajudar a desenvolver plantações geneticamente modificadas e biocombustíveis.

Os microbiologistas geralmente utilizam computadores e uma ampla variedade de sofisticados instrumentos de laboratório para realizar seus experimentos e analisar os resultados. Por exemplo, eles usam microscópios eletrônicos poderosos para estudar bactérias e utilizam softwares avançados para analisar o crescimento de microrganismos encontrados nas amostras.

De um modo geral, os microbiologistas normalmente realizam as seguintes tarefas:

  • Planejar e conduzir projetos de pesquisa complexos, como o desenvolvimento de novos medicamentos para combater doenças infecciosas;
  • Supervisionar o trabalho de técnicos biológicos e outros profissionais a fim de avaliar a precisão de seus resultados;
  • Isolar e preservar culturas de bactérias ou outros microrganismos para estudos futuros;
  • Identificar e classificar microrganismos encontrados em amostras coletadas de humanos, água, alimentos e outras fontes;
  • Monitorar o efeito de microrganismos em plantas, animais e  no meio ambiente;
  • Acompanhar as descobertas de outros grupos de pesquisa lendo relatórios de estudos e participando de conferências;
  • Preparar relatórios técnicos, artigos e recomendações com base em seus resultados de pesquisas.
o que faz um microbiologista 2
Foto: Pixabay

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Microbiologistas normalmente trabalham em laboratórios e escritórios onde conduzem experimentos e analisam os resultados obtidos. Aqueles que trabalham com organismos perigosos devem seguir procedimentos de segurança mais rígidos para evitar a contaminação.

A maioria desses profissionais trabalha em tempo integral e mantém cronogramas de horários regulares. Os pesquisadores básicos geralmente escolhem o foco de sua pesquisa, enquanto que os pesquisadores aplicados passam mais tempo trabalhando em produtos que poderão ser comercializados no futuro.

É importante deixar claro que esses profissionais costumam trabalhar sob certa pressão para cumprir prazos e seguir as especificações de entidades para financiar suas pesquisas. Além disso, eles podem enfrentar competições acirradas por bolsas de pesquisa.

Microbiologista
Foto: PxHere

Como se tornar um microbiologista?

Os microbiologistas precisam de pelo menos um diploma de graduação em Microbiologia ou em uma área intimamente relacionada, como Bioquímica ou Biologia Celular. Muitas faculdades e universidades oferecem programas de graduação em Ciências Biológicas, incluindo Microbiologia.

A maioria dos formandos em Microbiologia costuma fazer cursos introdutórios em genética microbiana e fisiologia microbiana antes de participar de aulas com tópicos mais avançados, como microbiologia ambiental e virologia.

Os alunos também devem fazer aulas de outras ciências, como bioquímica, química e física, pois é importante que os microbiologistas tenham um amplo conhecimento das ciências gerais. Cursos de estatística, matemática e ciência da computação também são importantes para microbiologistas, pois eles devem ser capazes de fazer análises complexas de dados.

Leia Também: O que faz um epidemiologista?
Leia Também: O que faz um terapeuta ocupacional?

É importante que os microbiologistas tenham experiência em laboratório antes de entrar no mercado de trabalho. A maioria dos programas de microbiologia de graduação inclui um requisito laboratorial obrigatório, mas experiências adicionais são recomendadas. Os alunos também podem obter valiosa experiência de laboratório por meio de estágios com possíveis empregadores, como fabricantes de medicamentos.

E você, pretende seguir a carreira profissional de microbiologista? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

os gatos podem beber leite de vaca

Os gatos podem beber leite de vaca?

Coágulo sanguíneo

O que é e como se forma um coágulo sanguíneo?