Assim como qualquer objeto de natureza mecânica, as armas de fogo podem apresentar falhas após vários anos de uso. Para prevenir problemas de segurança, fabricantes e colecionadores de armas recorrem a um profissional conhecido como armeiro.
O armeiro é a pessoa que lida com a manutenção e construção de armas. Esse profissional substitui peças, desenvolve modificações para realizar uma tarefa específica e até trabalha do zero para criar uma arma de fogo completamente nova.
Os armeiros também podem aplicar gravuras, entalhes e outras características decorativas a uma arma para deixá-la com um acabamento exclusivo. Para tal, eles trabalham em estreita colaboração com o público e tentam atender às solicitações individuais dos clientes.
Como é a rotina de trabalho de um armeiro?
Garantir que as armas de fogo funcionem com segurança é a principal responsabilidade técnica de um armeiro. Por conta disso, esse profissional deve observar estritamente os procedimentos de manuseio de segurança da arma e também garantir a sua operação mecânica de forma segura.
Em seu dia a dia de trabalho, os armeiros avaliam minuciosamente armas de fogo, determinando de onde vem suas deficiências ou falhas, reparando quaisquer problemas para fazer com que elas funcionem adequadamente.
Frequentemente, o mau funcionamento de uma arma ou suas falhas de segurança costumam ser difíceis de ver a olho nu ou envolvem detalhes tão pequenos que precisam ser sistematicamente determinados.
Vale destacar que grande parte do trabalho que os armeiros em geral fazem envolve metalurgia, madeira, fabricação e encaixe de peças e, em menor medida, operação de máquinas, como torneamento, fresamento ou operações de perfuração, esmerilhamento e outras tarefas, bem como trabalho químico.
Como é o ambiente de trabalho desse profissional?
De um modo geral, um armeiro tende a passar uma grande parte do seu tempo em uma oficina, onde limpa, desmonta e examina todos os tipos de armas. Então, ele realiza a substituição de peças com problemas e faz os reparos necessários.
Os armeiros podem ser empregados por fabricantes de armas de fogo, arsenais, agências militares, entidades policiais ou lojas de armas.
A maioria dos armeiros trabalha sob um cronograma semanal de 40 horas. No entanto, se um armeiro está tentando restaurar ou consertar uma arma para um cliente que precisa do objeto em um prazo muito curto, algumas horas extras podem ser necessárias.
Como se tornar um armeiro?
Antes de tudo, os interessados na carreira devem passar por uma verificação de antecedentes criminais para garantir que eles têm permissão legal para trabalhar com armas de fogo.
No Brasil, o exercício da atividade de armeiro está condicionado à licença expedida pela Polícia Federal, que procederá à vistoria das instalações da oficina para verificação da adequação dos locais de guarda do armamento, dos equipamentos para conserto das armas e, se for o caso, do local designado para teste de disparo das armas de fogo.
Leia Também: O que faz um engenheiro naval?
Leia Também: O que faz um estilista de alimentos?
Vale mencionar que alguns armeiros obtêm sucesso concentrando-se somente no design e na construção de armas personalizadas. Nesses casos, eles focam principalmente em rifles ou espingardas, que geralmente são as armas que costumam atrair um maior valor estético.
E você, pretende seguir a carreira profissional de armeiro? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!