Medo de dentista é algo até comum entre todas as faixas etárias e isso não é novidade. Embora estejamos acostumados a ir para uma consulta com esses profissionais e conheçamos alguns dos procedimentos, parece que esse medo não passa nunca. Cuidar dos dentes é algo extremamente necessário e os dentistas possuem uma importância enorme para nos ajudar nessa questão.
Você já parou para pensar sobre o por que temos medo de dentista? Nós temos a resposta e te contaremos agora mesmo.
Importância dos Dentistas
Desde muito pequenos estamos acostumados a ouvir que devemos ir ao dentista de 6 em 6 meses. Manter o acompanhamento odontológico em dia é extremamente importante, já que o dentista é quem vai identificar os principais problemas relacionados à saúde dos dentes e da boca. Mantendo uma consulta regular com o dentista será possível avaliar a higienização, identificar a existência de cáries e até mesmo como anda a saúde das gengivas.
Não dá para esquecer que outra importância do acompanhamento odontológico é o fato de evitar problemas futuros, uma vez que doenças orais podem começar de forma silenciosa e apresentar sinais somente em quadro evoluído.
Odontofobia: O Medo de Dentista
Pode até parecer engraçado para alguns, mas maior parte das pessoas possuem medo de dentista, não do profissional em si, mas dos procedimentos que ele realiza. Esse medo é chamado de odontofobia e é mais comum do que você possa imaginar. Embora esse medo esteja presente muitas vezes em pessoas que nunca foram ao dentista, ele também acompanha aqueles pacientes que fazem acompanhamento odontológico frequentemente.
Por Que Temos Medo de Dentista?
As técnicas odontológicas atuais são bem menos invasivas e mais avançadas do que as utilizadas nos tempos antigos, mas ainda assim temos medo de dentista, mas por que isso acontece? Bem, muitas das vezes nossa memória com o profissional é relacionada à dor, principalmente quando não mantemos um acompanhamento regular e acabamos indo quando surge algum problema. Isso faz com que venhamos a sentir algum incômodo ou desconforto ao sair do consultório e consequentemente o cérebro associa a ida ao dentista à dor e assim começamos a sentir um certo medo.
Outra questão que faz aumentar o medo de dentista é quando ouvimos sobre as experiências negativas de outras pessoas, que acabam aumentando a história quando vão contar. Existem casos de crianças que nunca foram ao dentista e acabaram ouvindo alguma história negativa relacionada ao profissional, juntando isso com o medo do novo, o medo surge maior ainda.
Leia Também: O que faz um auxiliar de dentista?
Leia Também: Conheça 5 órgãos que conseguimos viver sem
Como Parar de Ter Medo de Dentista?
Como já falamos mais acima, as técnicas odontológicas usadas atualmente são muito mais avançadas, então não precisamos ter tanto pânico. Conversar com o dentista antes das consultas é sempre muito importante e ajuda a diminuir o medo. Boa parte dos procedimentos permitem a aplicação de anestesia, sendo assim, não sentimos o incômodo enquanto eles estão sendo feitos. Técnicas de relaxamento e meditação também são excelentes formas de superar a odontofobia. Em alguns casos, é necessário fazer um acompanhamento psicológico para superar de vez o medo de dentista e não precisa ter vergonha disso, pois como já comentamos, é algo bem comum.
Vale lembrar que a saúde bucal deve ter toda a sua atenção, assim como a saúde geral do corpo, afinal de contas, tudo precisa estar funcionando perfeitamente para que possamos estar bem e levarmos uma vida bem mais saudável. Os dentistas sempre estão à postos para manter a saúde bucal o melhor possível, mas também precisamos manter a higiene diária.
Você também tem medo de dentista? Não esquece de compartilhar esse post!