Os livros fazem parte da vida de muita gente, a leitura nos ajuda a desenvolver tanto a escrita e o vocabulário, quanto nos ajuda a processar melhor as informações e tecnicamente deve nos tornar um pouco mais inteligente por conta desses motivos.
Como nem toda sociedade pensa e funciona da mesma forma, é óbvio que nem todos os livros são bem vistos ou bem aceitos em todos os lugares do mundo. Por isso hoje, vamos conhecer os livros que foram banidos em alguns países, vamos lá?
Livros que foram banidos de alguns lugares do mundo
A revolução dos bichos: Uma das mais afiadas críticas ao comunismo, o livro de George Orwell foi banido em vários países por motivos bem diferentes. Nos Emirados Arabes, devido à crença muçulmana, o livro é proibido por apresenta um porco falante — sim, isso é verdade — e já em países como Coria do Norte e Cuba, ele é obviamente proibido por motivos políticos e governamentais.
Admirável mundo novo: Banido tanto da Índia quanto da Austrália por apresentar críticas ao modelo ”padronizado” de vida que é imposto pela sociedade que vivemos. O sexo, a formação da família, religião e outros tópicos sensíveis são trazidos a tona no enredo, o que deixou ambos os governos desconfortáveis.
Lolita: O polêmico e controverso livro ”Lolita” pode ser lido — e visto na adaptação cinematográfica — com várias interpretações diferentes. Estando sempre entre quem o ama e quem o odeie, esse livro foi banido na década de seu lançamento da França por questionar valores morais que são realmente frágeis e muito preocupantes.
Leia também: Paris Hilton: As melhores curiosidades sobre essa socialite
O diário de Anne Frank: Mesmo que não tenha sido escrito para algum dia ser publicado, esse é um daqueles livros que te atinge como uma pancada no estômago. O retrato da Segunda Guerra Mundial do ponto de vista de uma criança que estava sendo caçada apenas por ser o que era, mas infelizmente ele foi banido de muitas bibliotecas de escolas por motivos irrelevantes. Entre esses motivos, podemos citar a descrição que Anne faz de sua própria composição corporal, e que foi considerado ”obsceno” por muitas escolas.
O Conto da Aia: Em uma sociedade onde as mulheres que conseguem engravidar são raras, uma tirania patriarcal as sequestra e faz delas suas reféns e é claro, suas reprodutoras. Por suas partes que falam sobre o sexo forçado e explícito, esse livro foi banido muitas vezes em várias partes do mundo, principalmente em bibliotecas escolares.
Leia também: Dua Lipa: As melhores curiosidades sobre a cantora
Como você pode perceber, esses livros são extremamente populares e muitos deles foram banidos por motivos bem singelos, uma vez que são acusados de abordar temas sensíveis, mas, na verdade, são apenas temas que acontecem de forma recorrente na sociedade.
Lembrando que é importante destacar que nenhum desses livros é banido do nosso país, então você pode achar eles em qualquer livraria ou e-commerce e eu super recomendo que você compre e os leia!