O mercado financeiro é cheio de altos e baixos, não é mesmo? Bom, basicamente disso todo mundo sabe, principalmente os donos de empresas. Nunca se sabe quando uma pandemia mundial pode vir e virar o mundo de cabeça para baixo, fechando portas, abrindo novos meios de trabalho e devastando um planeta inteiro. Nenhum negócio está pronto para um acontecimento desses, mas a verdade é que nem todos faliram, alguns conseguiram se reinventar e sobressair no mercado.
Algumas companhias também são — ou melhor, eram — muito resistentes a inovação e com o passar do tempo, o mundo mudou, as coisas mudaram e essas empresas ficaram para trás e foram ultrapassadas por novas marcas.
A verdade é que se você tem um negócio próprio, você deve estar preparado para qualquer tipo de situação e sempre está de olho no mercado. Então hoje, vamos conhecer algumas empresas que faliram para você não seguir o mesmo exemplo, vamos lá?
Grandes empresas que foram a falência
Kodak: É sempre importante está a um passo na frente do mercado, certo? Bom, não é exatamente isso que os empresários da Kodak achavam. Essa empresa de máquinas fotográficas foi um real sucesso no século XX, praticamente toda casa tinha uma e sua qualidade era ótima para época. Essa empresa também foi responsável por criar a primeira máquina de fotos digitais em meados dos anos 70. Como a ideia foi ignorada, ela consequentemente faliu — por um erro muito estúpido.
MySpace: Essa rede social fez muito sucesso do início dos anos 2000, porém quando o Facebook está dando seus primeiros passos, Mark Zuckerberg sugeriu que unissem os negócios. Ele tentou vender a rede social por U$ 57 milhões de dólares, mas a proposta foi recusada e logo depois o Facebook explodiu, como consequência, o MySpace desapareceu poucos anos depois.
Leia também: Os Garotos Perdidos: O filme de vampiros que você esqueceu
GNC: A GNC era uma loja de departamentos muito famosa nos Estados Unidos, principalmente na cidade de Nova York. Mas infelizmente ela foi atingida pela crise financeira gerada pela pandemia, e apesar de tentar passar para o meio digital, seus esforços não tiveram o resultado necessário para manter a empresa de portas abertas.
Blockbuster: Essa foi uma das maiores redes de locadoras de vídeos, filmes, jogos do mundo. É óbvio que ela durou bastante tempo e era realmente muito popular, mas devido ao aparecimento de streamings, a empresa acabou virando ‘desnecessária’ e fechou suas portas.
Grupo J.Crew: Essa empresa que atuava no mercado de roupas, já estava passando por uma situação financeira complicada. Então a pandemia pegou essa empresa de cheio. Ela foi uma das primeiras grandes empresas dos Estados Unidos a ser impactada pela crise.
Leia também: 5 filmes da Era de Ouro de Hollywood para você ver
É óbvio que ninguém pode prever e nem se preparar para tudo o que vai acontecer no futuro. Mas as empresas melhores organizadas e planejadas economicamente conseguiram se inovar e se sobressair perante a essas dificuldades financeiras devido à pandemia mundial.
Então antes de iniciar seu negócio, dê uma boa revisão, veja se ele está realmente bem estruturado e ponto para entrar no mercado. Afinal de contas, declarar falência é um momento difícil e extremamente chato para qualquer um.