no ,

Exercícios para os olhos podem ajudar a melhorar a visão?

Nenhuma ligação clara entre os exercícios para os olhos e seu efeito positivo na visão foi estabelecida até agora.

Foto: Pixabay

Uma simples pesquisa no Google pode fornecer milhares de sites que sugerem vários tipos de exercícios para os olhos. Segundo essas páginas, os exercícios para os olhos ajudam a melhorar a visão, podendo até mesmo levar ao abandono dos óculos.

Dito isto, será que esses exercícios realmente ajudam? É possível ficar “livre” do uso de óculos com a simples prática de exercícios oculares? São essas as questões que abordaremos ao longo deste artigo!

Foto: Pixabay

Entendendo como funciona a estrutura dos olhos

A estrutura do olho humano costuma ser frequentemente comparada a uma câmera. Embora não precisemos conhecer a estrutura detalhada dos olhos para a compreensão do assunto deste post, é importante entendermos as partes básicas, pois precisaremos ter esse conhecimento inicial para entender o funcionamento básico da visão.

Pois bem, basicamente, a luz que entra em nossos olhos passa pela córnea, que é uma camada transparente que cobre a íris e a pupila. A íris é a parte colorida dos olhos, enquanto a pupila é a abertura que permite que a luz passe para o interior do olho. A abertura da pupila é controlada pela íris.

Assim que a luz entra no olho, ela passa pela lente (cristalino), que é biconvexa. Então, os raios convergem e formam uma imagem na retina, que está localizada na parte posterior do olho e possui fotorreceptores.

A lente possui músculos ciliares que controlam sua curvatura, com base na proximidade ou distância do objeto de nosso foco. Desse modo, quanto mais próximo de um objeto, maior a curvatura da lente e vice-versa.

Foto: Pixabay

Compreendendo os principais problemas oculares

De um modo geral, os distúrbios oculares podem ocorrer quando partes específicas do olho são afetadas de alguma forma. Em outras palavras, diferentes distúrbios são causados devido ao mau funcionamento de partes distintas do olho.

A miopia, por exemplo, é um distúrbio em que a pessoa consegue ver imagens até uma certa distância, além da qual a imagem fica borrada. Por outro lado, a hipermetropia é o oposto disso, pois a pessoa não consegue ver imagens à sua frente, mas pode enxergar objetos distantes.

No fim das contas, o fato é que esses são distúrbios que envolvem um defeito em alguma parte do olho. Em contraste com estes problemas, também existem distúrbios como a presbiopia. Este distúrbio geralmente é um sinal de idade avançada, em que a lente endurece e perde flexibilidade

Como você pode ver, diferentes distúrbios têm diferentes causas subjacentes, algumas das quais envolvem defeitos em uma parte específica do olho.

Foto: Pixabay

Tá, mas e os exercícios para os olhos?

Pois bem, a eficácia dos exercícios oculares na melhora dos distúrbios relacionados aos olhos é assunto de debate constante entre os oftalmologistas. Enquanto alguns rejeitam essas afirmações, outros apoiam e até recomendam exercícios para os olhos. Na prática, a raiz principal de tanta controvérsia é que, até o momento, faltam estudos conclusivos para se chegar a um veredito.

Ainda assim, a partir dos estudos disponíveis, foi determinado que os exercícios oculares podem fortalecer os músculos oculares. Portanto, distúrbios que não envolvem qualquer defeito das partes do olho, como visão dupla, podem se beneficiar com os exercícios oculares. Por outro lado, distúrbios como miopia, nos quais a lente ou alguma outra parte do olho apresenta problemas, os exercícios oculares dificilmente vão contribuir de alguma forma.

Algumas pessoas afirmam ter prevenido ou retardado o progresso de doenças como a presbiopia com a ajuda de exercícios para os olhos. Também houve casos em que a miopia foi supostamente tratada com a ajuda de exercícios para os olhos. No entanto, isso possivelmente ocorreu porque a miopia foi causada pelos músculos ciliares, ao invés de um defeito no formato da lente.

Leia Também: Como os cegos de nascença sonham?
Leia Também: Quais os benefícios das plantas para o bem-estar do ser humano?

No fim das contas, o que podemos concluir é que nenhuma conexão clara foi estabelecida entre os exercícios para os olhos e seu efeito positivo em distúrbios como miopia, degeneração macular, etc. Ainda assim, os exercícios para os olhos não costumam ser prejudiciais, então você pode fazê-los sempre que quiser sem ter medo de efeitos colaterais.

E você, é um adepto dos exercícios para os olhos? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que as feridas coçam ao cicatrizar?

Garrafa de vidro de refrigerante

Por que refrigerante em garrafa de vidro é mais gostoso?