É bastante comum ouvirmos algum nutricionista mencionar que é melhor consumir não apenas a polpa das frutas, mas também sua casca, já que ela costuma trazer benefícios interessantes para a nossa saúde. No entanto, o crescente uso de pesticidas tornou a casca da maçã um ponto de discussão, já que ela pode reter um número maior de elementos químicos se comparada às cascas de outras frutas.
Evidentemente, os pesticidas não são nada benéficos para o corpo humano, mas também precisamos levar em consideração que a casca da maçã costuma estar carregada de nutrientes que ajudam no bom funcionamento do corpo.
Consequentemente, isso levanta uma questão interessante: afinal, devemos comer a maçã com ou sem casca? Pois bem, é isso o que vamos analisar ao longo deste artigo!
Maçã com ou sem casca?
Em muitos casos, as maçãs podem conter alguns resquícios de pesticidas e, portanto, comer a casca dessas frutas sem lavá-las não é recomendado. No entanto, segundo os especialistas ouvidos pela CNN, basta lavar as maçãs e deixá-las mergulhadas em água por alguns minutos para dar fim aos elementos químicos potencialmente perigosos que são provenientes dos pesticidas.
Se mesmo depois do processo de lavagem das maçãs você ainda não estiver seguro de que toda a química dos pesticidas foi removida, basta lavar as frutas com água morna para certificar-se de obter um resultado ainda mais confiável.
Quais os benefícios da casca da maçã?
De um modo geral, a importância de consumir a casca da maçã se dá pelo fato de que ela possui fibras solúveis e insolúveis que, quando consumidas regularmente, evitam a constipação e promovem um melhor funcionamento do intestino. Da mesma forma, as fibras solúveis também fazem com que você se sinta saciado por um longo período de tempo, além de ajudar na redução do colesterol.
A casca da maçã também contém um flavonoide chamado “quercetina”, que ajuda no melhor funcionamento dos pulmões. Como se isso não fosse suficiente, a casca da maçã também é rica em um composto chamado “triterpeno”, que apresenta efeitos protetores capazes de evitar o desenvolvimento de alguns tipos de células cancerígenas no corpo humano.
Uma palavra final
Como você pode ver, a casca de maçã possui vários benefícios que reforçam a sua boa fama. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de comer a fruta caso ela não tenha uma procedência 100% orgânica. Neste caso, não deixe de lavá-la antes de ingeri-la para o bem do seu próprio corpo.
Leia Também: Qual é a maior semente do mundo?
Leia Também: Para que serve o transformador de energia elétrica?
Um fato interessante é que a maçã é uma das frutas mais consumidas ao redor do planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em torno de 89 milhões de toneladas de maçãs foram cultivadas no mundo em 2016. A China é a nação que lidera a produção com aproximadamente 50% de toda a produção mundial de maçãs.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉