no

12 curiosidades interessantes sobre a Índia

A Índia é um dos lugares mais culturalmente ricos do mundo, graças à sua culinária e à vibrante colcha de retalhos de sua história.

Taj Mahal, na Índia
Foto: Pixabay

A Índia é um dos lugares mais fascinantes e culturalmente ricos do mundo, graças a sua culinária e à vibrante colcha de retalhos de sua história. Desde sua inacreditável composição linguística até suas cidades antigas e hábitos alimentares, há sempre algo para observar nesse magnífico país.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de alguns fatos curiosos sobre a Índia que certamente o surpreenderão.

1. Por conta da sua história milenar, a Índia abriga uma enorme quantidade de Patrimônios Mundiais da UNESCO. São 32 ao todo, para ser mais preciso. Entre eles podemos citar, é claro, o icônico Taj Mahal, os Monumentos Budistas de Sanchi (foto abaixo), o observatório de Jantar Mantar e uma infinidade de locais naturais, como o Parque Nacional do Grande Himalaia e as cordilheiras dos Gates Ocidentais.

Foto: Wikimedia Commons

2. Quando se trata de idiomas, a Índia é uma das nações com maior diversidade linguística na Terra. Embora o hindi seja a língua mais falada, com cerca de 530 milhões de falantes, existem outras línguas amplamente em uso ao longo de todo o país, incluindo bengali, marata e urdu. De fato, existem mais de 780 idiomas reconhecidos no território indiano. Além disso, quando se trata de falantes de inglês, a Índia ocupa o segundo lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

3. Apesar de cerca de 80% dos indianos se identificarem como hindus, todas as principais religiões do mundo estão amplamente representadas na Índia. Seja pelas vibrantes comunidades cristãs de Kerala e Goa, a rica história judaica de Fort Koch, os incontáveis templos de fogo Parsi em Mumbai e as mais de 300.000 mesquitas em todo o país, o fato é que a Índia é incrivelmente diversificada religiosamente.

4. A antiga cidade de Varanasi, localizada no estado indiano de Uttar Pradesh, é uma das cidades habitadas mais antigas do planeta. Localizada às margens do rio Ganges, Varanasi é uma localidade intensamente espiritual e famosa por suas profundas raízes budistas. De fato, acredita-se que Varanasi é onde Buda proferiu seu primeiro sermão em 528 a.C.

Foto: Pixa Hive

5. Apesar de cerca de 80% dos indianos se identificarem como hindus, todas as principais religiões do mundo estão amplamente representadas na Índia. Das vibrantes comunidades cristãs de Kerala e Goa; à rica história judaica de Fort Kochi; e até mesmo os incontáveis templos Parsi em Mumbai; e as mais de 300.000 mesquitas em todo o país; A Índia é incrivelmente diversificada religiosamente.

6. Embora nem todos os hindus sejam vegetarianos e nem todos os indianos sejam hindus, o vegetarianismo ainda é uma parte integral da cultura indiana. Estima-se que entre 20% e 40% dos indianos sejam vegetarianos.

7. O Holi é um festival hindu que dura dois dias. Originou-se na Índia e celebra o amor e a chegada da primavera, sendo comemorado em março. Durante o primeiro dia do Holi, as pessoas se reúnem ao redor de uma fogueira para celebrar o bem triunfando sobre o mal. O segundo dia do festival é o que a maioria das pessoas gosta de conhecer, pois inclui muito pó colorido perfumado, tintas, pistolas de água e balões. Por esta razão, o festival Holi também é conhecido como “o festival das cores”.

Foto: Pixabay

8. O estado de Meghalaya, localizado no nordeste da Índia, abriga o lugar habitado mais chuvoso da Terra. A vila de Mawsynram tem uma precipitação média de cerca de 12.000 mm de chuva todos os anos, o que equivale a uma média de quase 33 mm de chuva por dia!

9. Muitos cozinheiros não sabem, mas cerca de 70% das especiarias do mundo são originárias da Índia. Algumas das espécies mais populares incluem pimenta-do-reino, canela, gengibre, noz-moscada, páprica, açafrão e baunilha.

10. O Khumb Mela, uma enorme peregrinação hindu, detém o título de maior celebração religiosa do mundo. Ocorrendo trimestralmente, esta jornada sagrada gira entre várias cidades, mas a peregrinação a Allahabad, que ocorre a cada 12 anos, é a maior de todas. Em 2013, 100 milhões de hindus se reuniram para tomar banho no rio Ganges, dando origem ao maior encontro humano da história.

Foto: Wikimedia Commons

11. A Índia leva o título de maior nação produtora de leite do mundo, com 22% da produção global, segundo a FAO. O governo indiano até supervisionou medidas específicas para aumentar a produção de leite e pecuária e garantir que o país continue a ser o produtor número um no ranking global.

Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Hungria
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre Honduras

12. Os primeiros diamantes foram encontrados e extraídos na Índia há mais de 1.000 anos a.C. Sabe-se também que Alexandre, o Grande, levou o primeiro diamante da Índia para a Europa em 327 a.C.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Maior semente do mundo

Qual é a maior semente do mundo?

Tirando a casca da maçã

É melhor comer maçã com ou sem casca?