Celebrado anualmente todo o dia 20 de novembro, o dia da consciência negra é um momento muito importante para os brasileiros, principalmente no que se diz respeito à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o nosso país.
Certamente você já deve ter ouvido falar sobre a data, mas sabe como ela surgiu? Prepare-se, pois te contaremos tudo agora mesmo.
Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares nasceu na Serra da Barriga, no estado do Alagoas, no ano de 1655, ele foi um importante líder quilombola brasileiro. Zumbi ficou conhecido por ser um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial.
Zumbi nasceu como uma criança livre, porém quando tinha 7 anos de idade ele foi capturado e entregue a um padre católico que o batizou com o nome de Francisco, o ensinou a língua portuguesa e também a religião católica. Quando tinha 15 anos, Zumbi voltou para o Quilombo para viver lá.
Em 1675, quando o Quilombo foi atacado por soldados portugueses, Zumbi ajudou na defesa e se destacou como um grande guerreiro e cinco anos depois, em 1680, quando ele tinha 25 anos, ele se tornou líder do Quilombo dos Palmares.
O Quilombo dos Palmares era uma comunidade livre, formada por escravos que fugiam das fazendas, ela teve alguns líderes, porém na época em que Zumbi estava na liderança, a comunidade alcançou uma marca de aproximadamente trinta mil habitantes.
Origem do Dia da Consciência Negra
Zumbi sempre lutou pelo seu povo e comandou até mesmo a resistência contra as tropas do governo. Em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um ataque ao Quilombo dos Palmares e depois de uma longa batalha, a sede do Quilombo acabou sendo destruída, porém Zumbi conseguiu fugir.
No ano seguinte, em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi traído por um antigo companheiro e foi localizado pelo capitão Furtado de Mendonça que o prendeu, cortou sua cabeça e entregou ao governador Melo e Castro.
Na década de 1970, um grupo de quilombolas do Rio Grande do Sul adotou o dia 20 de novembro como o dia da consciência negra, uma data que servia para lembrar e homenagear o Zumbi dos Palmares por toda a sua luta e garra.
Em 1995 a data ganhou nível nacional e várias outras pessoas também passaram a considerar o dia 20 de novembro como o dia da consciência negra, em 2003, durante o governo Lula, a data foi incluída no calendário nacional escolar.
Leia Também: Quais foram as principais causas da Segunda Guerra Mundial?
Leia Também: Qual é a religião mais antiga do mundo?
No ano de 2011, a Lei nº 12.519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a data é comemorada em 832 dos 5.570 municípios brasileiros. Na semana do dia 20 de novembro, muitos desses municípios organizam eventos para celebrar e conscientizar as pessoas sobre a igualdade e principalmente que a luta ainda não acabou.
Não esquece de compartilhar esse post, para mais pessoas conhecerem sobre essa data tão importante!