Durante as festividades de fim de ano, é comum adornarmos nossas casas com várias decorações natalinas. Com tantas coisas brilhantes e coloridas espalhadas pela casa, muitos gatos e cachorros ficam maravilhados com tais objetos, especialmente quando se trata da árvore de Natal. Consequentemente, a pergunta que fica é: as decorações de natal podem ser perigosas para os animais de estimação?
Ao longo desse artigo, nós vamos descobrir o quão perigosas as árvores de Natal são para cães e gatos de estimação e quais outras decorações festivas podem trazer problemas ao seu animal de estimação.
Os perigos aos animais de estimação associados às decorações de Natal
Mesmo sem decorações brilhantes e baseadas em alimentos, sua árvore de Natal pode representar uma ameaça para seu amigo peludo. Por isso, considere estes perigos potenciais:
- Árvores vivas: pinheiros e plantas do tipo promovem excelentes árvores de Natal, mas seus óleos podem irritar a boca do seu animal de estimação, causando saliva excessiva ou vômito.
- Árvores artificiais: embora as árvores falsas não contenham óleo e seiva, seus galhos pontiagudos podem causar problemas gastrointestinais caso sejam ingeridos pelos animais de estimação, dependendo do material que constitui a árvore.
- Ornamentos facilmente quebráveis: seu animal de estimação pode pensar que enfeites de vidro, ornamentos de argila e enfeites de cerâmica são excelentes brinquedos, mas eles podem se espatifar no chão, cortando suas patas.
- Luzes: fios deslumbrantes de luz podem intrigar os instintos mais curiosos dos animais de estimação, aumentando o risco de asfixia ou queimaduras elétricas.
As plantas que costumam representar os maiores riscos
Além das decorações de Natal de natureza sintética, plantas festivas podem entrar em cena causando toxicidade em seu animal de estimação. Por isso, tente evitar estas quatro plantas mais perigosas ao decorar sua casa para as festividades:
- Visco: a ingestão de um raminho de uma planta de visco pode causar vômito, diarreia, pressão arterial baixa, dificuldade para respirar e baixa frequência cardíaca em cães e gatos.
- Azevinho: embora as bagas dessa planta tenham uma baixa taxa de toxicidade, o azevinho pode causar danos em animais de estimação através de suas folhas pontiagudas. Essa planta também contém compostos chamados saponinas, que podem causar graves problemas de estômago. Na prática, tanto as folhas pontiagudas e as saponinas da planta podem provocar vômito no seu animal de estimação.
- Lírios: os gatos são altamente sensíveis aos lírios. De fato, eles são tão sensíveis que até mesmo o pólen dessas plantas pode levar à insuficiência renal. Outros sinais de toxicidade do lírio podem incluir distúrbios gastrointestinais, arritmias cardíacas e convulsões.
- Amarílis: o bulbo desta bela flor pode causar salivação, vômito, diarreia, dor abdominal, diminuição do apetite, letargia e tremores em cães e gatos.
Como evitar que as decorações de Natal causem danos aos seus animais de estimação
Você pode evitar uma visita de emergência ao veterinário em pleno período festivo seguindo estas dicas simples:
- Verifique o posicionamento das plantas e ornamentos em geral, pois os gatos podem pular alto o suficiente para alcançar objetos em certos locais. Dito isto, considere manter alguns ornamentos a portas fechadas em quartos onde apenas pessoas têm acesso;
- Se o seu animal de estimação adora mastigar tudo o que vê pela frente, escolha plantas artificiais feitas de materiais atóxicos em vez de plantas reais. Ainda assim, lembre-se que a mastigação de objetos atóxicos pode levar à obstrução de órgãos internos, caso o corpo estranho seja ingerido;
- Proteja sua árvore de Natal atrás de grades de proteção para manter seu animal de estimação longe do perigo.
Em caso de dúvida, entre em contato com um veterinário de confiança para verificar quais plantas e decorações de Natal você pode adicionar à sua casa sem se preocupar com riscos potenciais.
Leia Também: Por que o Papai Noel é gordo?
Leia Também: Os animais sonham?
Se o seu animal de estimação mordiscar algum objeto de risco duvidoso, certifique-se de entrar em contato com o seu veterinário para obter conselhos sobre o que fazer.
Decorações de Natal e animais de estimação podem formar uma combinação perigosa, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉