Pinóquio é um dos personagens mais populares dos contos infantis e ele cativou diversas pessoas do mundo inteiro com o passar dos anos. A história do boneco de madeira que queria virar menino de verdade já ganhou diversas adaptações, mas todas elas mantendo a mesma essência da história original, o que é extremamente importante.
Hoje nós separamos as melhores curiosidades sobre o Pinóquio e você pode conferir todas elas agora mesmo.
Origem
O escritor italiano Carlo Collodi de Florença, Toscana foi o responsável por criar o Pinóquio. O boneco de madeira é protagonista do romance infantil As Aventuras de Pinóquio, que originalmente se chamada A História de Um Boneco e foi publicado pela primeira vez no no Giornale per i bambini , um dos primeiras jornais semanais italianos para crianças, em julho de 1881. A história parou depois quase 4 meses e 8 episódios no capítulo 15, mas por demanda popular dos leitores, os episódios foram retomados em 16 de fevereiro de 1882. Em fevereiro de 1883, a história foi publicada em um único livro.
Nariz
O nariz de Pinóquio é sua característica mais conhecida. Ele cresce quando ele conta uma mentira, mas também cresce no livro quando é esculpido pela primeira vez por Gepeto. O nariz é mencionado apenas algumas vezes no livro, mas revela o poder da Fada Azul sobre Pinóquio quando ele age de maneira desobediente. Depois que o menino luta e chora por causa de seu nariz deformado, a Fada Azul convoca pica-paus para bicá-lo de volta ao normal.
Astro Boy
Nem todos sabem, mas o famoso mangá Astro Boy foi inspirado em Pinóquio e se você reparar bem, existem algumas semelhanças, inclusive no fato em que a figura do pai e do criador se fundem. Além disso, o Osamu Tezuka, criador do Astro Boy, também criou sua própria versão do Pinóquio que transita entre a visão do autor original e a de Walt Disney. O Pinóquio do Tezuka ganhou mangá, álbum de músicas, série e até mesmo filme.
Marvel
Entre 2006 e 2008, a Marvel publicou três volumes de séries limitadas de histórias em quadrinhos chamada Contos de Fadas Marvel. Em junho de 2008 a editora adaptou As Aventuras de Pinóquio, com Visão no papel principal, Hank Pym como Senhor Gepeto e Feiticeira Escarlate como a Fada Azul.
Significado
Não se sabe exatamente o significado do nome do boneco de madeira, mas existe uma teoria de que palavra “Pinóquio” derivaria de “pinhão” ou “pinolo”, a semente contida na pinha de diversas espécies de pinheiros.
Nada de Final Feliz
Carlo Collodi inicialmente não tinha planejado um final feliz para o conto. O autor tinha a intenção de terminar a história com o boneco enforcado, mas os leitores reclamaram disso e Collodi levou mais dois anos para deixar o livro do jeito que conhecemos hoje.
Leia Também: Peter Pan: A origem do personagem
Leia Também: Histórias originais dos Contos de Fadas!
Grilo Falante
No conto original, o Grilo Falante é morto pelo Pinóquio depois de uma martelada, mas ele volta primeiro como um fantasma e depois completamente vivo. Bizarro, não acha?
Lugares Reais
Todo o conto de Pinóquio se inspira em lugares que realmente existiram e alguns existem até hoje. a Na cidade de Sesto Fiorentino havia a carpintaria Gepeto, a escola do boneco de madeira, o grande Carvalho, a Casa das Fadas e muitos outros. A Cidade dos Brinquedos foi inspirada na feira de Sesto Fiorentino e é bem fácil encontrar todos esses lugares, pois a prefeitura da cidade colocou placas de mármores identificando.
Gostou das curiosidades de hoje? Não esquece de compartilhar esse post com seus amigos!