Omã é certamente um daqueles países que exalam uma vibração muito diferente, única e exótica da grande maioria. Com vestígios da civilização humana encontrados que datam de vários séculos, diz-se que a humanidade cresceu suas raízes neste mesmo lugar há milhares de anos.
Neste artigo, você vai ficar por dentro de alguns fatos interessantes sobre a nação que se tornou o estado árabe mais antigo a se formar na Península Arábica.
1. A capital de Omã é Mascate, que fica no Golfo de Omã. As pessoas vivem na área de Mascate desde cerca de 2.300 anos atrás. Em 1508, os portugueses ganharam o controle de Mascate e mantiveram um posto comercial e base naval até 1650. A cidade tem uma maravilhosa mistura de arquitetura com influências árabes, portuguesas, persas, indianas e africanas.
2. Omã é o estado independente mais antigo do mundo árabe e é considerado um líder na diplomacia e política externa do Oriente Médio. A família Al-Said governa Omã desde 1744.
3. É também um dos lugares habitados por humanos mais antigos do planeta. Estima-se que os humanos vivem no seu território há pelo menos 106.000 anos.
4. Embora o Omã seja um país incrustado no deserto, ele abriga o Wadi Shab, que é um oásis com água cristalina que nasce das montanhas e deságua no mar. As piscinas naturais da região estão repletas de águas azuis brilhantes e há até uma cachoeira escondida para explorar. Visitar o desfiladeiro envolve uma caminhada, o que exige que os visitantes usem sapatos de caminhada confortáveis.
5. As principais exportações comerciais de Omã são peixes, tâmaras e petróleo. Seus vizinhos, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Iêmen, também são grandes exportadores de derivados de petróleo.
6. É uma tradição em Omã receber um visitante com uma tigela de tâmaras, qahwa (café com cardamomo) e frutas. A principal refeição do dia é consumida no início ao meio da tarde. Geralmente consiste em uma grande porção de arroz e um molho feito de tomate e peixe/carne.
7. Os equestres têm os cavalos omanis na mais alta consideração. São comuns os relatos de que os cavalos deste país possuem grande velocidade e resistência. O folclore local narra que o rei Salomão presenteou uma tribo de Omã com um cavalo especial chamado Zad Al-Rabeb e os cavalos omanis de hoje são seus descendentes, portanto, carregando os poderes especiais também. O país também tem uma cavalaria real feminina.
8. O olíbano, também conhecido como franquincenso, é uma resina aromática usada em perfumes e fragrâncias. Nos últimos anos, tornou-se extremamente popular na Europa devido ao seu aroma e propriedades medicinais sutis. Omã é responsável por 17% de sua produção, pois é um dos poucos países onde a árvore que produz a resina cresce naturalmente. Curiosamente, foi essa resina que realmente causou um boom na economia do país antes mesmo do petróleo.
9. Desde os anos antigos, os omanis são considerados mestres na construção naval. Sua proeza de construção de embarcações é conhecida mundialmente, recebendo créditos pela criação de navios perfeitamente construídos que sobrevivem aos testes do tempo.
10. As ameaçadas tartarugas-verdes não são apenas encontradas, mas também põem ovos na praia de Ras Al Jinz, em Omã, que recebeu a proteção de ser uma reserva de tartarugas. Os visitantes podem até testemunhar a eclosão de tartarugas em algumas ocasiões, após as quais as criaturas retornam à água.
11. Apenas restaurantes, bares e casas noturnas têm licença para vender bebidas alcoólicas em Omã, mas também é possível encontrá-las em alguns hotéis que possuem licença para tal. Ainda assim, você provavelmente precisará limitar o consumo de álcool apenas dentro das dependências do seu hotel, caso visite esse país.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Nova Zelândia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Noruega
12. Os habitantes de Omã acreditam que o silêncio constrói o caráter. De fato, a crença é tão forte que, apesar de não haver uma lei vigente para esse fim, eles dificilmente buzinam nas estradas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉