no

12 curiosidades incríveis sobre a Noruega

Com seus fiordes imponentes, lagos cristalinos e florestas densas, a Noruega é facilmente um dos lugares mais belos da Europa.

Com seus fiordes imponentes, lagos cristalinos e florestas densas, a Noruega é facilmente um dos lugares mais belos da Europa. Além de paisagens deslumbrantes com vistas de cair o queixo e paisagens arrebatadoras, o território norueguês também abriga uma rica história que abrange milhares de anos e uma cultura única.

Continua após a publicidade..

Se você está planejando visitar esse país ou está apenas curioso para conhecer um pouco dessa joia da coroa da Escandinávia, aqui estão alguns fatos interessantes sobre a Noruega:

1. A Noruega é um dos lugares mais felizes do mundo. Talvez seja o ar fresco, talvez seja a qualidade de vida extremamente alta, talvez sejam os fiordes deslumbrantes; de qualquer forma, a Noruega é um lugar muito feliz. De fato, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade de 2017, ficou em primeiro lugar no mundo. Os outros concorrentes regulares são seus primos escandinavos Dinamarca, Islândia e Finlândia, provando que os países nórdicos devem estar fazendo algo certo.

curiosidades incriveis sobre a noruega 1
Foto: Piqsels

2. A civilização viking tem sua origem na região da Escandinávia, que hoje compreende Suécia, Dinamarca e, evidentemente, Noruega. Devido à localização geográfica, os vikings eram em sua grande maioria loiros ou ruivos, de olhos claros e pele bem branca.

Continua após a publicidade..

3. A língua norueguesa tem duas formas de escrita: Bokmål e Nynorsk. A primeira é usada pela maior parte do país, enquanto a segunda é mais popular nas áreas rurais, especialmente nos fiordes ocidentais. Ambas as variantes são aprendidas na escola, transmitidas pela televisão e usadas em escritórios do governo.

4. Com 24,5 km de extensão, o Túnel de Lærdal é o túnel rodoviário mais longo do mundo. Ele conecta cerca de 2.000 motoristas diariamente entre as comunidades rurais de Aurland e Lærdal, a cerca de 200 km de Bergen. Não apenas isso, mas o Túnel de Lærdal desempenha um papel fundamental em uma conexão livre de balsas entre as duas maiores cidades da Noruega: Oslo e Bergen. Sua construção teve um custo de cerca de US $ 110 milhões.

Continua após a publicidade..
curiosidades incriveis sobre a noruega 2
Foto: Wikimedia Commons

5. No sul da Noruega, é possível encontrar o maior planalto montanhoso da Europa, juntamente com o maior rebanho de renas da Europa. Existem cerca de 30.000 – 35.000 renas selvagens divididas em 23 rebanhos e populações diferentes.

6. O país também abriga muitos pinguins. Isso porque a Noruega administra a remota ilha de Bovet desde 1929. A 2.600 km de distância da África do Sul e 1.700 km ao norte da Antártida, a Ilha Bouvet é uma das ilhas mais remotas do mundo.

7. A Noruega possui a maior concentração de fiordes do mundo. A submersão dos vales glaciais resulta na formação dos fiordes, que são, basicamente, enseadas estreitas e profundas. Os fiordes noruegueses Nærøy e Geiranger são classificados como Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Noruega
Foto: Pixabay

8. Os frutos do mar são, na verdade, uma das maiores indústrias da Noruega, tanto que, anos atrás, o Japão recebia frutos do mar da Noruega. Outro fato curioso é que, embora o mundo como um todo esteja comendo sushi graças ao Japão, o sushi de salmão foi, na verdade, uma sugestão da delegação norueguesa na década de 1980!

9. A Noruega é um dos países que mais cobram impostos no mundo, mas a eficiência com que funcionam as instituições públicas do país faz com que a alta carga tributária seja revertida justamente para tudo o que a população precisa.

10. A Noruega se espalha por quase 385.207 km² e faz fronteira com a Suécia, Finlândia e Rússia. No entanto, todo o país tem uma população de apenas 5,4 milhões, tornando-o um dos países menos densamente povoados da Europa. Para se ter uma ideia, se toda a população se espalhasse uniformemente, haveria menos de 40 pessoas por quilômetro quadrado. Não é à toa que a Noruega é um lugar que muitos turistas procuram para fugir da vida das grandes cidades e se deliciar com sua bela natureza.

curiosidades incriveis sobre a noruega 4
Foto: Pixabay

11. O esqui como forma de esporte surgiu na Noruega na metade do século 19, sendo que o primeiro registro de disputa é de 1842. O famoso festival de esqui de Holmenkollen teve início em 1892.

Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Nigéria
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Nicarágua

12. Com suas montanhas geladas e neve abundante, não é surpresa que a Noruega esteja no topo das Olimpíadas de Inverno por anos. Até 2022, a Noruega já conquistou 396 medalhas nas Olimpíadas de Inverno (sendo 145 de ouro), o que representa um número maior do que qualquer outra nação.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Engordar

Por que comer demais faz a gente engordar?

Tabela periódica

Por que alguns símbolos diferem do nome do elemento na tabela periódica?