O Irã é um país montanhoso, árido e etnicamente diverso do sudoeste da Ásia. Nos séculos passados, essa nação chegou a desempenhar um papel importante na região como potência imperial e hoje conta com uma posição estratégica por conta dos seus abundantes recursos naturais, especialmente o petróleo.
Neste artigo, listamos alguns fatos curiosos que ajudam a ilustrar um pouco da cultura, história e geografia dessa nação.
1. Muita gente costuma se perguntar por que o Irã não se chama mais Pérsia. Bem, o que acontece é que “Irã” sempre foi o nome da nação na língua persa, enquanto “Pérsia” era o nome oficial do país no mundo ocidental antes de 1935, quando o rei Reza Shah concretizou a unificação do nome. Curiosamente, a palavra “Irã” significa “a terra dos arianos”.
2. A semana de trabalho iraniana vai de sábado até a metade da quinta-feira. Sendo assim, o fim de semana é oficialmente parte da quinta-feira e toda a sexta-feira, como se fosse o sábado e o domingo dos países ocidentais. A maioria dos bancos e governos geralmente ficam abertos na quinta-feira das 07:30 às 13:00. Em determinados feriados nacionais e religiosos, as escolas e lojas também fecham.
3. Se você observar um calendário do Irã, verá três datas diferentes: a data iraniana (calendário solar), a data islâmica (calendário lunar) e a data gregoriana. O calendário iraniano é o que você precisa prestar mais atenção, pois os horários são baseados nos movimentos da Terra ao redor do sol. Nesse tipo de calendário, os primeiros seis meses do ano têm 31 dias e os segundos seis meses têm 30 dias.
4. As mulheres no Irã ainda enfrentam enormes barreiras e restrições à liberdade, mas, apesar disso, a alfabetização e a matrícula de mulheres no ensino superior têm se inclinado constantemente ao longo das décadas. Hoje, cerca de 65% dos estudantes universitários iranianos são mulheres. No entanto, o governo ainda proíbe as mulheres de se matricularem em mais de 70 disciplinas e costuma incentivá-las a estudar em universidades locais mais próximas de casa, longe das universidades mais seculares dos centros das grandes cidades.
5. O Irã é o lar do zoroastrismo, uma das religiões mais antigas do mundo. A religião foi fundada pelo profeta Zaratustra (a quem os gregos chamavam Zoroastro) no século VI a.C. Embora a maioria dos iranianos seja muçulmana, algumas das principais festas zoroastrianas ainda são celebradas no Irã.
6. Os iranianos têm um conjunto de etiquetas e normais sociais conhecido como Taarof. Sob o Taarof, você deve sempre recusar algo quando lhe for oferecido, até que a pessoa que o oferece insista. Além disso, se você estiver visitando a casa de uma família iraniana, deve ser pontual, tirar os sapatos antes de entrar na residência e cumprimentar cada pessoa individualmente, começando pela pessoa mais velha da sala.
7. Embora seja um sinal de aprovação no Ocidente, o gesto de colocar o polegar para cima no Irã pode colocá-lo em apuros. Segundo o Business Insider, esse sinal é o equivalente a levantar o dedo do meio entre os iranianos.
8. Os iranianos adoram beber chá. O chá iraniano tradicional é o chá preto e boa parte dos iranianos tomam a bebida após cada refeição.
9. Os pratos iranianos geralmente vêm com arroz ou uma variedade de pão achatado. Guisados cozidos lentamente com arroz são os pratos mais populares no país, mas também há uma variedade de pratos de kebab. Os iranianos também adoram consumir acompanhamentos como salada ou ervas frescas para cada refeição.
10. Os tapetes persas são bastante idolatrados por uma boa razão: os iranianos aperfeiçoaram sua produção ao longo de 2.500 anos. Curiosamente, os tapetes são a segunda maior exportação do Irã, ficando atrás somente do petróleo.
11. A homossexualidade é proibida no Irã e o binarismo de gênero é rigorosamente aplicado. No entanto, pessoas transgênero podem passar por cirurgia de mudança de sexo. Apesar de um nível considerável de estigma social em relação à decisão, a mudança de sexo no Irã é muito comum e o governo até subsidia muitos processos cirúrgicos do tipo.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Indonésia
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Índia
12. Pode parecer estranho para os ocidentais que muitas vezes pensam no Irã somente como um lugar de onde as pessoas fogem para escapar da perseguição, mas esse país atualmente abriga cerca de 2 milhões de refugiados estrangeiros, segundo a ONU. A maior parte desses refugiados fugiu da brutalidade e da turbulência socioeconômica nos vizinhos Afeganistão e Iraque.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉