Seja através dos anúncios de novos produtos ou das formações de parcerias com equipes e atletas de renome, é totalmente perceptível que a Puma tem crescido em popularidade e também em confiabilidade. Não apenas o quociente de qualidade, mas também o valor da marca tem feito da Puma uma das empresas do ramo esportivo mais admiradas do planeta.
Ao longo de sua história, a Puma cresceu aos trancos e barrancos para incluir roupas, acessórios e equipamentos esportivos no seu catálogo de sucesso. Para celebrar isso, listamos aqui 12 fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre a marca. Confira:
1. A Puma nasceu de uma rivalidade entre irmãos. Depois de trabalharem juntos por muitos anos em uma empresa familiar chamada Gebrüder Dassler, Adi Dassler e seu irmão mais velho Rudolf começaram a divergir em várias questões. Então, eles decidiram dividir a empresa e seus ativos e, no final dos anos 1940, formaram duas empresas distintas: Adi fundou a Adidas e Rudolf criou a Puma.
2. Após a morte dos irmãos, ambos foram enterrados no mesmo cemitério, mas em túmulos muito distantes um do outro. Em vida, eles nunca chegaram a se reconciliar.
3. Originalmente, Rudolf Dassler registrou a empresa recém-estabelecida como Ruda, mas depois decidiu mudar o nome para PUMA.
4. A logomarca mais antiga da Puma consistia em um quadrado e uma onça-parda pulando através de uma letra D.
5. A Puma é a terceira maior fabricante de artigos esportivos do mundo. A marca fica atrás somente da Nike e da Adidas.
6. A Puma foi a maior fornecedora de artigos esportivos para as seleções nacionais na Copa do Mundo de Futebol de 2006, realizada na Alemanha.
7. A logomarca atual da empresa, que apresenta um puma saltitante, é uma das mais famosas do mundo e foi criada em 1967 por Lutz Backes, um cartunista da cidade alemã de Nuremberg.
8. Pouca gente sabe, mas o rei Pelé usou chuteiras da Puma ao participar da maioria das copas do mundo nas quais se tornou campeão.
9. A técnica de produção de vulcanização avançada é considerada uma ideia da Puma, uma vez que esta marca foi a primeira no mundo a aplicá-la na indústria do calçado. Basicamente, esse processo se resume a colar a sola do sapato diretamente ao eixo do calçado para promover uma melhor aderência.
10. A Puma é conhecida por se entregar a atividades únicas e, para manter esse legado, a marca desenvolveu um iate à vela para si. Curiosamente, isso não se trata somente de uma jogada de marketing, já que o iate verdadeiramente representa a marca em regatas ao redor do globo, promovendo o espírito competitivo de todas as maneiras possíveis.
11. A Scuderia Ferrari, renomada equipe de Fórmula 1, tem a Puma como sua fornecedora oficial de artigos esportivos. Além disso, o contrato firmado entre as duas partes parece que vai durar muitos anos, já que ambas sustentam uma relação amigável que vai além dos acordos comerciais.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Adidas
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Bart Simpson
12. De acordo com dados de 2017, a Puma emprega mais de 13.000 pessoas em todo o mundo e distribui seus produtos em mais de 120 países.
Uma marca muito bem-sucedida no mercado, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉