Alguns podem pensar que a NASCAR se resume a pilotos fazendo curvas à esquerda o tempo todo, mas a verdade é que há muito mais coisas relacionadas a esse esporte. Ao longo da prova, os pilotos precisam levar em consideração vários fatores e lidar com tomadas de decisões em frações de segundo em meio a velocidades altíssimas.
Por causa disso, a NASCAR continua sendo uma das competições mais populares nos Estados Unidos, atraindo multidões para cada corrida, até porque, no fim das contas, todo mundo gosta de ver os carros correndo muito rápido!
Então, seja você um fã do produto ou simplesmente alguém que deseja saber mais sobre o assunto, venha fazer um pit stop e conferir essa compilação de 12 fatos curiosos pra lá de curiosos sobre a NASCAR.
1. A NASCAR foi criada por Bill France, um piloto que, em 1947, decidiu corrigir as várias falhas na forma como as corridas eram organizadas. Cada corrida era disputada por um promotor diferente e todas elas tinham regras distintas, então France decidiu criar um órgão regulador para padronizar e gerenciar os eventos.
2. Em 1963, Wendell Scott se tornou o primeiro piloto afro-americano da NASCAR a vencer uma corrida da divisão principal.
3. Quando a NASCAR começou, os veículos usados estavam longe de ser semelhantes aos carros altamente modificados vistos hoje. Em vez disso, eles eram apenas veículos comuns que contavam com pequenas modificações.
4. A Daytona 500 tem sido a corrida de abertura de todas as temporadas desde sua estreia em 1959. A primeira Daytona 500 contou com a participação de mais de 41 mil fãs que testemunharam a vitória de Lee Petty.
5. Richard Petty, Dale Earnhardt e Jimmie Johnson são considerados os três pilotos mais dominantes na história do esporte, pois todos compartilham o recorde de títulos (7 campeonatos cada). Cada um deles também tem recordes individuais que dificilmente serão quebrados.
6. Você já se perguntou o que significa o número no final do nome de uma corrida da NASCAR? Basicamente, ele significa a distância da corrida em milhas, então, por exemplo, a Daytona 500 é uma corrida de 500 milhas.
7. O número de voltas por corrida depende do tamanho do traçado, com pistas menores tendo mais voltas do que pistas maiores porque há menos distância a percorrer. Por exemplo, uma corrida no Watkins Glen International, um circuito misto, costuma ter 90 voltas, enquanto que uma corrida em Martinsville, um oval curto, tem 500 voltas.
8. Os carros da NASCAR até podem parecer ter faróis e lanternas traseiras, masesses detalhes são todos decalques. A razão pela qual eles não são totalmente deixados de lado é para ajudar os espectadores a identificar a marca e o modelo do veículo.
9. Há três categorias nacionais da NASCAR: a Cup Series (categoria principal), a Xfinity Series (que serve como uma espécie de liga secundária da Cup Series) e a Truck Series (disputada por caminhonetes).
10. Os pilotos da NASCAR não precisam de uma carteira de motorista comum para competir em uma corrida, mas ainda assim necessitam de uma licença da organização.
11. A morte mais notável na NASCAR foi a da lenda Dale Earnhardt, na última volta da Daytona 500 de 2001. A morte chocante de alguém tão respeitado como Earnhardt obrigou a organização a fazer melhorias tanto nos carros quanto nos circuitos.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a franquia Jogos Vorazes
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre gêmeos
12. Em 2018, aos 90 anos, Herschel McGriff tornou-se o piloto mais velho a competir em uma corrida sancionada pela NASCAR. Ele acabou terminando em último, mas acho que ninguém teve a audácia de chamá-lo de perdedor após a corrida.
E você, também é fã de automobilismo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉