Espremida entre Polônia, República Tcheca, Áustria, Hungria e Ucrânia, a Eslováquia fazia parte da Tchecoslováquia até o “divórcio de veludo” de 1993. Esse país sem litoral pode não ter praias, mas ainda assim oferece muitos atrativos aos seus visitantes. Com montanhas ao norte, colinas a oeste e a bacia do Danúbio ao sul, a Eslováquia abriga algumas paisagens espetaculares.
Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos interessantes sobre a Eslováquia que você talvez não conheça!
1. Bratislava, a capital da Eslováquia, é a única capital do mundo que faz fronteira com dois países. Ela faz fronteira com a Áustria e a Hungria e você pode chegar a ambas as nações incrivelmente rápido. Para se ter uma ideia, a capital austríaca de Viena está distante apenas 60 km!
2. Kremnica, uma pequena cidade despretensiosa no centro da Eslováquia, abriga a casa da moeda mais antiga do mundo ainda em operação! Mas por que Kremnica? Bem, simplesmente porque a cidade está literalmente em cima de uma mina de ouro!
3. A Eslováquia é uma das 10 nações mais alcoólatras do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde. Neste país, um adulto médio consome o equivalente a 13 litros de álcool por ano. A Bielorrússia, com 17,5 litros per capita, é a número um da lista.
4. A bebida nacional do país é a Borovička, uma bebida alcoólica aromatizada com bagas de zimbro e semelhante ao gin. O prato nacional, por sua vez, é o bryndzové halušky (foto abaixo), uma combinação saudável de bolinhos de batata e queijo macio.
5. Desde que seja cidadão da União Europeia com menos de 26 anos e que estude em tempo integral, é possível viajar gratuitamente na rede ferroviária da Eslováquia. Tudo o que você precisa fazer é obter um cartão ferroviário especial de qualquer estação de trem em todo o país e partir. Viúvos, deficientes, crianças e idosos também podem viajar gratuitamente. Certamente, esse é um dos muitos incentivos para visitar o país!
6. A língua falada na Eslováquia é o eslovaco. Na escrita, o eslovaco é facilmente reconhecível pelo grande número de acentos que usa. Além disso, o idioma possui o alfabeto mais longo entre as línguas da Europa, com nada menos que 46 letras!
7. Localizado na pequena vila eslovaca de Stará Bystrica, está o relógio astronômico mais preciso do mundo, construído em 2009 pelo escultor Viliam Loviška e pelo arquiteto Ivan Jarina. Além disso, o relógio colorido exibe bustos de bronze de figuras históricas eslovacas.
8. A Eslováquia possui cerca de 1300 nascentes de água mineral e fontes termais curativas. A maioria delas é usada ativamente para fins terapêuticos e recreativos. Essas fontes são amplamente acessíveis graças às tradições locais.
9. As florestas, majoritariamente compostas de bétulas e abetos, cobrem cerca de 40% da superfície do país, apesar de séculos de exploração natural intensiva.
10. Mais de seis mil cavernas foram descobertas na Eslováquia até hoje! As cavernas mais espetaculares podem ser encontradas nos parques nacionais de Low Tatras, Slovak Paradise e Slovak Karst. Muitas delas representam maravilhas naturais únicas, como a caverna de Ochtinska, que é a única caverna de aragonita localizada na Europa.
11. Segundo a U City Guides, a Eslováquia está entre as três principais nações com as mulheres mais bonitas do mundo. De fato, há quem diga que não existe ninguém que visite a Eslováquia e não fique entusiasmado com o encanto natural das mulheres eslovacas.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Eslovênia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Equador
12. Você às vezes confunde Eslováquia e Eslovênia? Então, saiba que você não é o único! De fato, as duas nações têm nomes parecidos, bandeiras idênticas e uma história semelhante. No entanto, os dois países nem são vizinhos.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉