De um modo geral, as pessoas ruivas estão sempre sujeitas a ouvir mitos e estereótipos sobre a cor dos seus cabelos. De fato, ao longo da história, o cabelo ruivo sempre manteve apelo e atração por conta da sua coloração “enigmática”.
Ao longo deste artigo, você vai conferir 12 fatos curiosos que ajudam a ilustrar a beleza do cabelo ruivo em todos os seus tons.
1. Apesar de pessoas ruivas nascerem em todo o mundo, é mais provável que elas surjam no hemisfério norte. Embora cerca de 1% a 2% da população mundial em geral tenha o gene do cabelo ruivo, essa porcentagem aumenta para 2% a 6% ao norte da linha do equador, de acordo com o Healthline.
2. Os ruivos apresentam essa característica devido a uma mutação genética no receptor Melanocortina-1 (MC1R), que é o responsável pela produção da melanina. Na prática, é a melanina que determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo.
3. Os antigos gregos acreditavam que os ruivos se transformavam em vampiros depois da morte. No Egito, os ruivos eram enterrados vivos como sacrifícios ao deus Osíris.
4. Durante a caça às bruxas dos séculos XVI e XVII na Europa, muitas mulheres foram queimadas em fogueiras como bruxas simplesmente porque tinham cabelos ruivos. Na Idade Média, acreditava-se que as crianças com cabelos ruivos tinham sido concebidas através de um “sexo impuro” ou durante a menstruação.
5. Como as pessoas ruivas têm cabelos mais grossos do que as pessoas com outras cores de cabelo, elas têm menos fios de cabelo. Por exemplo, enquanto as loiras têm 140.000 fios de cabelos, em média, as ruivas têm aproximadamente 90.000.
6. Como o cabelo ruivo natural costuma manter seu pigmento mais firmemente do que outras cores, ele acaba sendo mais difícil de ser tingido.
7. De acordo com o pesquisador sexual de Hamburgo Dr. Werner Habermehl, mulheres com cabelos ruivos fazem mais sexo do que mulheres com outras cores de cabelo. Ele também postula que as mulheres em um relacionamento que pintam o cabelo de ruivo podem estar sinalizando que estão infelizes e procurando por “algo melhor”.
8. O cabelo ruivo não fica grisalho da mesma forma que outras cores de cabelo. Na verdade, ele tende inicialmente a ficar loiro e somente depois fica branco.
9. Na Roma antiga, os escravos ruivos costumavam ser mais caros do que aqueles com outra cor de cabelo.
10. O gene que dá origem ao cabelo ruivo inicialmente tinha o benefício de aumentar a capacidade do corpo de produzir vitamina D, o que era importante para pessoas que viviam em regiões mais distantes da linha do equador. No entanto, os ruivos de hoje são mais propensos a desenvolver câncer de pele e rugas prematuras. Além disso, pessoas ruivas têm o dobro do risco de desenvolver a doença de Parkinson.
11. Há um estudo no qual mulheres ruivas relataram machucar-se mais facilmente do que mulheres com cores de cabelo diferentes.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a morte
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a franquia Counter-Strike
12. O cabelo ruivo é uma característica recessiva, o que significa que uma criança deve herdar um gene de cabelo ruivo tanto do pai quanto da mãe. Traços recessivos costumam vir em pares, e os ruivos também acabam tendo uma maior probabilidade do que as outras pessoas de serem canhotos.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉