Por causa de filmes como “A Ilha do Tesouro” e “Piratas do Caribe”, muitos de nós vemos os piratas como saqueadores que passavam a vida inteira no mar e que faziam prisioneiros andarem na prancha como punição. No entanto, a verdade é que há muito mais sobre esses marginais marítimos do que você imagina.
Pouca gente sabe, mas esses transgressores (que datam dos tempos antigos) até contribuíam para as economias de algumas cidades costeiras. Achou estranho? Então confira 12 fatos surpreendentes sobre piratas que você provavelmente não sabia!
1. Os piratas realmente usavam tapa-olhos, mas não porque lhes faltassem um olho. Na verdade, como os piratas se movimentavam constantemente entre os decks inferiores (com baixa luminosidade) e as áreas externas do navio (com alta luminosidade), os tapa-olhos eram utilizados para manter um olho adaptado aos ambientes mais escuros e facilitar a visão nesses lugares. Em outras palavras, isso ajudava os olhos a se ajustarem mais rapidamente entre o convés brilhante do navio e os decks escuros.
2. Existem alguns outros detalhes que parecem fictícios sobre piratas, mas que são precisos. Por exemplo, piratas em combate certamente perdiam membros de vez em quando e alguns deles poderiam substituir as parte ausentes do corpo por um gancho ou uma estaca de madeira, de acordo com a National Geographic.
3. Quando os piratas usavam brincos, eles não estavam apenas tentando ficar na moda. De acordo com a National Geographic, os marinheiros acreditavam que aplicar pressão no lóbulo da orelha evitaria o enjoo.
4. Embora os homens tenham definitivamente dominado o mundo da pirataria, houve várias mulheres piratas que se destacaram, incluindo a francesa Jeanne de Clisson, a inglesa Mary Read e as irlandesas Grace O’Malley e Anne Bonny (ilustração abaixo).
5. Desde a construção dos primeiros navios já existiam criminosos nos mares. No entanto, há um certo período da história que é mais comumente associado à pirataria. Normalmente referido como a “Época Dourada da Pirataria”, o período entre 1650 e 1730 viu esses infratores marítimos conquistarem o auge de sua fama. Foi durante essa época que piratas infames como Barba Negra, Calico Jack Rackham e Henry Morgan ganharam notoriedade.
6. Como os piratas viviam em navios, manter um animal de estimação grande, como um cachorro ou um macaco, era uma tarefa difícil. Por isso, uma opção muito mais sensata e estratégica era criar um papagaio. Os marinheiros realmente adoravam esses animais e podiam comprá-los facilmente em muitos portos no Caribe.
7. Por incrível que pareça, a vida a bordo de navios piratas costumava ser mais civilizada do que a vida a bordo de navios mercantes. Na maioria dos casos, os marinheiros mercantes recebiam pagamentos ruins e eram frequentemente alimentados com comida estragada, além de serem colocados em navios que intencionalmente não tinham provisões suficientes a bordo. Então, de certa forma, se tornar um pirata era uma forma de vingança.
8. Os piratas costumavam passar meses e até anos no mar, apenas parando ocasionalmente em portos que ofereciam entretenimento. Ainda assim, os marinheiros precisavam se manter ocupados em seus navios e, por conta disso, muitas vezes eles contavam com bandas a bordo para tocar músicas e fazer teatro.
9. Embora você possa supor que a atividade ilegal dos piratas somente prejudicava as economias ao seu redor, na verdade era o oposto. Os piratas gastavam os ganhos de seus saques nas cidades portuárias cada vez que atracavam, o que significa que essas localidades se beneficiavam da mesma forma que as atuais cidades portuárias de cruzeiros se beneficiam do fluxo de caixa dos visitantes. A pirataria também oferecia oportunidades para homens pobres que, de outra forma, não obteriam emprego.
10. Os mapas eram tão preciosos quanto ouro ou prata para os piratas. Por exemplo, a National Geographic descreve um atlas espanhol roubado em 1680 que estava repleto de preciosas informações de navegação, incluindo gráficos e descrições de diferentes lugares. Ele era tão valioso que o pirata Bartholomew Sharpe imprimiu uma versão colorida em inglês e presenteou o rei da Inglaterra, um presente que inclusive o salvou da execução.
11. Alguns saqueadores tiveram mais sucesso do que outros, e isso inclui o capitão Henry Avery e sua tripulação, que certa vez fugiram com uma carga de dinheiro, joias, ouro, prata e marfim que valeria mais de US $ 200 milhões nos dias de hoje.
Leia Também: 12 curiosidades surpreendentes sobre quartos de hotel
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre raios, relâmpagos e trovões
12. Os piratas não existiram apenas no passado. Hoje, saqueadores de navios ainda podem ser encontrados nas águas ao redor da Indonésia, Somália e Nigéria, de acordo com a NBC.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉