no ,

12 curiosidades incríveis sobre o Nirvana

Seja pela sua ascensão meteórica ou pela morte do líder Kurt Cobain, esse grupo de Rock tem muita história para contar.

Foto: Divulgação

No início dos anos 1990, poucas bandas conseguiam atrair tantos fãs ao redor do mundo como o Nirvana. O sucesso insano de seu álbum “Nevermind” provava que bandas ligadas a uma vertente do rock chamada grunge poderiam produzir excelentes resultados.

Ao longo desse artigo, você vai conferir uma compilação de 12 fatos curiosos sobre essa banda de sucesso. Confira!

1. Antes de se chamar Nirvana, a banda experimentou alguns nomes bem curiosos. Ted Ed Fred e até Fecal Matter (que significa “matéria fecal”) foram alguns dos nomes previamente escolhidos. Acho que podemos dizer que Nirvana foi a escolha realmente mais inteligente entre as alternativas propostas, não é mesmo?

Logo do Nirvana
Foto: Reprodução

2. O Nirvana fez parte do movimento grunge, que combinava rock alternativo, punk rock e heavy metal em um som mesclado que inspirou muitas bandas interessantes. O movimento grunge teve início em Seattle e várias das bandas que começaram suas atividades na cena grunge da cidade alcançaram enorme sucesso crítico e financeiro, como Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains e Pearl Jam.

3. O primeiro álbum lançado pelo Nirvana, “Bleach”, custou pouco mais de 600 dólares para ser produzido. O músico Jason Everman forneceu os fundos necessários para a produção do disco e foi trazido para a banda como um segundo guitarrista. Ele também recebeu crédito no álbum, embora não tenha tocado uma única nota nele.

4. A formação original do Nirvana consistia em Kurt Cobain na guitarra e no vocal, Dave Grohl na bateria, e Krist Novoselic no baixo.

Nirvana
Foto: Divulgação

5. Pouco depois de terminar de gravar “Nevermind” com o resto do Nirvana, Kurt Cobain foi para casa e descobriu que havia sido despejado! Ele passou as semanas seguintes morando em seu carro, até que “Nevermind” se tornasse um sucesso além de suas expectativas mais otimistas.

6. As origens de “Smells Like Teen Spirit” são bem curiosas. Kurt Cobain sentiu-se inspirado por um graffiti escrito por seu amigo na parede de seu quarto que dizia “Kurt Smells Like Teen Spirit” (“Kurt Cheira a Espírito Jovem” em inglês). Cobain ficou tão inspirado por essa “mensagem revolucionária” que a usou como título de sua música.

7. No videoclipe de “Smells Like Teen Spirit” (vídeo abaixo), você pode ver um zelador dançando em certos momentos. O Nirvana fez isso deliberadamente como uma piada interna às custas do vocalista Kurt Cobain. Pouca gente sabe, mas Cobain já havia trabalhado como zelador em uma escola da qual abandonou os estudos quando era jovem.

8. Por se tratar de uma banda tão influente, surpreende o fato de que o Nirvana lançou apenas três álbuns: “Bleach”, “Nevermind” e “In Utero”. Eles também lançaram um álbum de compilação denominado “Incesticide”.

9. Em 2014, o Nirvana foi introduzido no Hall da Fama do Rock. O que o torna esse evento memorável é que eles foram introduzidos em seu primeiro ano de elegibilidade, um feito raro entre bandas e músicos.

10. De acordo com Cobain, ele costumava escrever as letras de suas músicas pouco antes de serem gravadas e não se importava muito com qualquer tipo de significado mais profundo por trás dessas letras. Segundo ele, valia qualquer coisa, contanto que não soasse sexista ou muito constrangedor.

Foto: Pixabay

11. Kurt Cobain abusava do uso de drogas e sofria de depressão, o que eventualmente culminou em seu suicídio, mas muitas pessoas não percebem a dolorosa realidade por trás da maneira como ele abusava de seu corpo. Cobain sofria de uma doença estomacal não diagnosticada que o deixava com dores terríveis quase constantemente, de modo que as drogas eram a única coisa que lhe dava alívio.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Pink Floyd
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre tatuagens

12. Em 1994, a polícia de Seattle revelou que a morte de Cobain tinha sido “claramente um suicídio”, mas devido à natureza do caso e as crescentes teorias da conspiração perpetuadas pelos fãs, as autoridades decidiram investigar a morte novamente em 2014. Após uma reavaliação do caso, o detetive responsável pela investigação confirmou a tese de que Cobain havia se matado.

Uma banda realmente inesquecível, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Red Bull caro

Por que o energético Red Bull é tão caro?

Óleo do motor

Por que o óleo do motor precisa ser trocado?