Lar das pirâmides mais icônicas do mundo e de uma rica história repleta de mitos e tradições, não é surpresa para ninguém que o Egito seja um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Seus incontáveis milênios de história lhe proporcionaram alguns dos eventos mais fascinantes que ajudaram a moldar o Egito que conhecemos hoje.
Ao longo deste artigo, você vai conferir alguns fatos interessantes sobre o Egito, a terra do Nilo, das pirâmides e dos reinos antigos.
1. Com uma população de impressionantes 22 milhões de pessoas espalhadas por aproximadamente 500 quilômetros quadrados de sua área metropolitana, Cairo é o centro urbano mais populoso da África e do Oriente Médio. No entanto, não é só isso, pois também abriga uma das populações mais densas do mundo.
2. Sem dúvida, muitas pessoas podem ficar surpresas ao descobrir que Cleópatra, uma das figuras mais icônicas do Egito, não era etnicamente egípcia. Embora ela tenha nascido na cidade egípcia de Alexandria, ela veio de uma longa linhagem de gregos macedônios. Curiosamente, ela foi uma das primeiras de sua linhagem a realmente falar a língua egípcia.
3. Você sabia que foram os antigos egípcios os primeiros a utilizar o calendário de 365 dias? Eles fizeram isso em um esforço para prever as inundações anuais do rio Nilo. Seu sistema de calendário consistia em três estações, cada uma das quais composta por quatro meses de 30 dias cada. Para fechar o ano, cinco dias eram adicionados ao final para fazer uma sequência de 365 dias e poder prever o clima com relativa precisão.
4. Quando se trata das origens das icônicas Pirâmides de Gizé, muita gente acredita que elas surgiram graças a uma enorme classe de escravos e um faraó implacável. No entanto, descobertas recentes sugerem que as pirâmides foram construídas por uma classe trabalhadora livre que foi inclusive enterrada perto dos túmulos do rei em homenagem aos seus esforços perante a edificação das pirâmides.
5. O Egito abriga vários Patrimônios Mundiais da UNESCO. Para muitos, pode não ser surpresa, mas a questão é que isso vai muito além das pirâmides. Na verdade, o território egípcio abrange sete Patrimônios Mundiais designados pela UNESCO. Entre eles estão Mênfis e sua Necrópole; Uádi Hitã; todo o Cairo Histórico e muito mais.
6. O esporte mais popular no Egito é o futebol. Duas equipes nacionais são rivais ferozes, mas curiosamente compartilham o mesmo estádio, assim como na Itália, onde A.C Milan e Internazionale compartilham o mesmo campo de jogo. As equipes são o Al Ahly SC e o Zamalek SC, sendo que ambas jogam no Estádio Internacional do Cairo. O jogo entre os times é conhecido como Dérbi do Cairo.
7. Construída para ajudar a conter as águas selvagens e violentas do rio Nilo, a Represa de Assuã é uma das maiores do mundo. Essa enorme barragem cuja construção exigiu um investimento de 1 bilhão de dólares encerrou o ciclo de inundações na região desde sua construção em 1970. Não apenas isso, mas a construção da barragem recuperou mais de 100.000 acres de terra desértica para cultivo.
8. A cidade egípcia de Assuã é um dos lugares mais ensolarados da Terra, contando com 3863 horas de sol por ano, ou seja, mais de 10 horas de sol por dia! Então, se você deseja um pouco de sol extra, deve ir para Assuã, na parte sul do país!
9. A língua oficial do Egito moderno é a língua árabe, mas alguns egípcios também entendem inglês ou francês. Vale destacar que o Egito abriga a maior população árabe do planeta.
10. No Egito Antigo, os jogos de tabuleiro eram muito populares entre aqueles que optavam por relaxar após um longo dia de trabalho. Um dos jogos de tabuleiro mais populares era conhecido como Senet e pode ser rastreado até meados de 3500 a.C. Os egípcios o jogavam em um tabuleiro com 30 casas, sendo que cada jogador tinha um conjunto de peças com o objetivo de se deslocar de um lado do tabuleiro para o outro.
11. Os antigos egípcios tinham tantos deuses que literalmente cada cidade tinha sua própria divindade favorita.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Dinamarca
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Croácia
12. O Cairo tem servido como capital do Egito por mais de 1.000 anos, mas o governo está construindo uma nova capital cerca de 45 quilômetros a leste para ajudar a aliviar o congestionamento na região. Os planos preveem que a cidade possa abrigar os principais departamentos e ministérios do governo, bem como embaixadas estrangeiras.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉