Em 26 de setembro de 1966, a montadora americana Chevrolet lançou o Chevy Camaro 1967. Esse veículo esportivo foi criado especialmente para servir como um concorrente do popular Ford Mustang, dando origem a uma das rivalidades mais icônicas do setor automotivo.
Apesar de toda a sua popularidade, há muitas coisas que até mesmo os entusiastas do mundo motorizado podem não saber sobre o Camaro. Por isso, listamos aqui 12 fatos curiosos sobre esse ícone da Chevy.
1. Durante a elaboração do projeto e o processo de construção inicial do Camaro, o carro recebeu o nome de “Panther”. O conceito de 1965 ostentava o emblema de uma pantera e manteve o nome até poucas semanas antes de o veículo ser lançado oficialmente. Acredita-se que a Chevrolet decidiu mudar o nome para que a letra inicial pudesse se adequar ao estilo usado em modelos como Corvette, Chevelle e Corvair.
2. O anúncio do Chevy Camaro feito pelos funcionários do alto escalão da General Motors diretamente do Statler-Hilton Hotel em Detroit foi a primeira grande teleconferência do mundo. Enquanto o anúncio era feito em Detroit, profissionais da mídia e funcionários da Chevrolet se reuniam em 14 cidades para acompanhar o evento via teleconferência. Na ocasião, a Chevrolet recrutou mais de 100 funcionários da Bell Company para configurar e manter a qualidade da chamada e, no final, tudo ocorreu sem problemas.
3. A adoção do nome “Camaro” levanta questionamentos até hoje. Uma hipótese bastante conhecida sugere que esse nome tenha a ver com uma gíria francesa que significa “camarada”, mas há quem diga que ele não passa de um termo qualquer que foi simplesmente inventado por um grupo de executivos da Chevy que queria um nome exclusivo que começasse com a letra C.
4. Famosa por sua obsessão por velocidade, a força policial de Dubai adicionou Camaros à sua frota de carros de patrulha em 2013. Foi a primeira vez que um carro do tipo foi selecionado para atender às necessidades de uma força policial do Oriente Médio.
5. Quando o Camaro foi lançado, ele vinha com sete opções diferentes de motor. Para efeito de comparação, a maioria dos carros de hoje oferece apenas quatro!
6. Além de ser um modelo incrivelmente popular, o Camaro também tem um nome por ser uma lenda do automobilismo. Maior evento automobilístico do mundo, a Indianápolis 500 escolheu o Camaro um total de oito vezes desde seu lançamento em 1966.
7. Ao longo de sua história, o Camaro passou por seis mudanças na carroceria que podem ser divididas em três gerações. A primeira geração do Camaro foi um muscle car de modelo clássico. O segundo modelo tinha uma clara semelhança com a engenharia italiana da Ferrari Lusso 250 GT e seguiu esse estilo até 2002, quando a produção foi interrompida. Com seu renascimento em 2010, a nova geração do Camaro viu um retorno ao seu modelo original de muscle car, mas com um visual moderno.
8. Quando foi lançado em 1967, o Camaro de primeira geração custava apenas US $ 2.572. Mais de meio século depois, o preço base do veículo original não é nem suficiente para pagar por um pacote opcional de customização da carroceria.
9. O primeiro Camaro, um protótipo com o número de registro 100001, foi montado na fábrica da GM, em Norwood, Ohio, próximo a Cincinnati, em 21 de maio de 1966. Surpreendentemente, esse carro ainda existe! A Historic Vehicle Association (HVA) adicionou esta máquina especial ao seu registro de veículos históricos como uma forma de preservar o ponto de partida do modelo.
10. De acordo com os executivos da General Motors, a música “Camaro Amarelo” nunca ajudou a marca a vender o carro; pelo contrário, atrapalhou! Com a chegada da sexta geração do veículo ao mercado brasileiro, a Chevrolet teve que trabalhar para tentar apagar qualquer alusão ao ícone de ostentação promovido pelo fenômeno musical.
11. O ano de 1979 foi o que registrou o maior número de vendas do Camaro. Os fãs de carros da época, desesperados por veículos de alto desempenho durante um período em que a quilometragem reinava como principal chamariz, compraram 282.571 unidades no fim dos anos 70.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Mustang
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Ford
12. O Camaro é o único superesportivo com opção de capota conversível. De fato, esta é uma configuração rara mesmo se levarmos em consideração todo o universo de esportivos de alta performance.
Um verdadeiro ícone automotivo, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉