A República dos Camarões é um país africano que possui uma das populações mais etnicamente diversificadas da região, sendo composta por 250 grupos étnicos. Além disso, essa nação conta com paisagens, climas e vida selvagem verdadeiramente deslumbrantes.
Procurando saber mais sobre esse país? Então, aqui estão doze fatos interessantes sobre Camarões!
1. Camarões é o único país do mundo com o nome de um crustáceo. A nomenclatura do país surgiu a partir do navegador português Fernão do Pó, que batizou o rio Wouri com o nome de “rio dos Camarões” ao chegar à sua foz no ano de 1472. Na ocasião, Fernão se deparou com uma grande quantidade de crustáceos da espécie Lepidophthalmus turneranus, típicos da África Ocidental.
2. Camarões é comumente visto como uma “África em miniatura” por oferecer diversas paisagens e terrenos que representam cada uma das zonas climáticas do continente africano, incluindo florestas tropicais, desertos, pântanos, savanas e praias.
3. Você também encontrará toda uma variedade de plantas e animais nativos da África tropical em Camarões. De fato, trata-se de um dos países mais biodiversos do mundo graças ao clima propício e florestas densas. O país possui mais de 20 reservas para proteger sua fauna, composta por mais de 400 espécies de mamíferos, 690 espécies de aves, 250 répteis e 200 anfíbios.
4. O maior anuro do mundo, a rã-golias, vive em Camarões. Essa espécie pode medir até 40 cm e pesar 3 kg, sem falar que constrói suas próprias lagoas usando pedras pesadas.
5. Camarões é linguisticamente diverso. Embora as línguas oficiais do país sejam o francês e o inglês, Camarões também abriga cerca de 280 línguas endêmicas. De fato, em um único dia, um camaronês pode precisar usar até seis idiomas diferentes!
6. Em 1986, um gás venenoso foi liberado do Lago Nyos, matando quase 2 mil pessoas e mais de 3 mil animais. Na ocasião, o dióxido de carbono de um bolsão de magma vulcânico abaixo da crosta terrestre se acumulou lentamente no fundo do lago antes de ser descarregado. Após o ocorrido, especialistas instalaram tubos para liberar o gás com segurança.
7. Debundscha Point, situado entre o Monte Camarões e o Oceano Atlântico, é um dos lugares mais úmidos da Terra. O local possui uma precipitação média superior a 10.299 milímetros de chuva caindo anualmente. Isso se deve à combinação de sua localização equatorial com seu pico de 4.000 metros, o que impede a “fuga” de nuvens de chuva que se formam sobre a região.
8. Os elefantes das florestas da África Central diminuíram em dois terços entre 2002 e 2012. Para dissuadir a caça ilegal, o governo de Camarões queimou em 2016 mais de 2.000 presas de elefante traficadas ilegalmente e 1.753 objetos de marfim no valor de 3,5 toneladas. As autoridades destruíram o marfim para mantê-lo fora do mercado negro e também apreenderam mais de 600 armas de fogo e 3.000 peças de munição no processo.
9. Devido às atividades vulcânicas passadas e atuais, existem muitas fontes termais em todo o país. As fontes termais podem ser encontradas principalmente nas áreas do Monte Camarões, Lago Moundou e Manengoumba. Curiosamente, muitos moradores usam essas nascentes como fonte de energia.
10. Os “Leões Indomáveis”, a Seleção Camaronesa de Futebol, é uma das equipes mais fortes da África. O time se classificou para as competições da FIFA seis vezes, o que é mais do que qualquer outro time africano, e se tornou a primeira equipe africana a chegar às quartas de final de uma Copa do Mundo. Os jogadores camaroneses também ganharam o ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e venceram a Copa das Nações Africanas em quatro oportunidades.
11. Camarões têm um dos presidentes com mais tempo no poder. Paul Biya foi eleito em novembro de 1982 e é presidente desde então. Biya é considerado por muitos como um ditador e às vezes considerado uma pessoa “distante da população”.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Cabo Verde
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Butão
12. A economia de Camarões é amplamente baseada na agricultura. Os principais plantios são os de mandioca, cana-de-açúcar, milho, banana, sorgo, legumes e amendoim.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉