Andorra é um minúsculo país do continente europeu. Encravada entre França e Espanha, essa pequena nação possui uma das histórias e culturas mais exclusivas da Europa, o que lhe confere uma quantidade surpreendente de detalhes que você nunca imaginaria à primeira vista.
Ao longo deste artigo, vamos mergulhar em uma variedade de fatos curiosos sobre Andorra para explorar um pouco da cultura e história do país.
1. Todo o território de Andorra tem apenas 467,6 quilômetros quadrados (46.760 hectares). Em comparação, apenas a cidade de Londres tem 1.572 quilômetros quadrados (157.200 hectares), o que significa que todo o território andorrano caberia dentro da cidade de Londres pouco mais de três vezes. Andorra é, de fato, o 16º menor país do mundo em território.
2. O catalão é uma língua da Catalunha, mas Andorra é o único lugar do mundo onde o catalão é a única língua oficial de todo o país. No entanto, além do catalão, a maioria dos andorranos fala francês e espanhol.
3. Hoje, Andorra ganha a maior parte do seu dinheiro com o turismo, em particular com a indústria dos desportos de inverno, mas nem sempre foi assim. Antes que as estações de esqui se tornassem populares, era a produção do tabaco o motor que impulsionava a economia do país.
4. Até hoje, Andorra produz tanto tabaco que esse produto agrícola ocupa muito do pouco espaço de cultivo que existe por lá. Devido ao seu status de paraíso fiscal, uma pessoa pode comprar cigarros lá muito mais barato do que na Espanha ou na França. Curiosamente, o contrabando de cigarros tem sido um problema antigo na região.
5. O maior parque natural de Andorra, o Vale Madriu-Perafita-Claror, foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2004 e ocupa 9% do país. O local é composto por geleiras, vales arborizados, amplos pastos verdes e montanhas rochosas.
6. Dois terços da população de Andorra não têm nacionalidade andorrana. Isso ocorre porque a maioria é formada por espanhóis, franceses ou portugueses. Um dos maiores grupos são os espanhóis, que representam cerca de 43% da população.
7. O esqui e os esportes de inverno de um modo geral atraem milhões de turistas a Andorra todos os anos. Uma das principais razões por trás disso é o fato de que o país oferece excelentes condições para a prática desses esportes com suas ótimas estações de esqui.
8. Andorra não faz parte da União Europeia, embora use o euro. Na verdade, Andorra nunca teve sua própria moeda. Antes da introdução do euro, a pequena nação chegou a usar a peseta espanhola e o franco francês.
9. Andorra é um dos poucos países no mundo que não possuem um único aeroporto. Por conta desse detalhe, só é possível chegar ao país por via terrestre, seja pela França ou pela Espanha. Dois dos principais aeroportos internacionais mais próximos são o de Toulouse, na França, e o de Barcelona, na Espanha.
10. A capital do país é Andorra-a-Velha, que curiosamente é a capital mais alta da Europa, a cerca de 1.023 metros acima do nível do mar.
11. Dada a sua localização pouco estratégica nas montanhas dos Pirenéus e a falta de recursos naturais, Andorra não se envolve em conflitos desde que Carlos Magno apareceu para lutar contra os mouros. Tecnicamente, Andorra declarou guerra à Alemanha na Primeira Guerra Mundial, mas nunca enviou ninguém para o conflito. Curiosamente, por conta da falta de participação de Andorra na Primeira Guerra Mundial, o país acabou sendo esquecido no Tratado de Versalhes e não selou a paz com a Alemanha de forma oficial até 1957!
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Alemanha
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre a Albânia
12. O povo andorrano tem uma das maiores expectativas de vida do mundo. Para os homens, a expectativa de vida é de cerca de 80 anos, enquanto para as mulheres é de cerca de 84.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉