Há pessoas que dizem que a música é uma verdadeira linguagem universal e, aparentemente, eles estão certos! Afinal, quem não ama se deixar levar por um bom ritmo musical?
Ainda assim, por mais que você ame música e teoria musical em todas as suas formas, há muitos fatos musicais pra lá de curiosos que você provavelmente desconhece, como abordaremos ao longo deste artigo.
1. Em 2016, Mozart vendeu mais CDs do que Beyoncé. Então, como um compositor do século 18 vendeu mais do que um dos maiores nomes da música pop? Bem, em outubro de 2016, o Universal Music Group lançou um box set celebrando as composições de Mozart. Como cada conjunto continha 200 discos e a proliferação dos serviços de streaming diminuiu significativamente as vendas de CDs da cantora pop, Mozart acabou se sobressaindo na venda de mídias físicas.
2. De acordo com um estudo conduzido na Universidade de Barcelona, 5% dos participantes não sentiram nenhuma emoção ao ouvir qualquer tipo de música. Antes de começar a chamar esses sujeitos de “monstros”, saiba que eles são totalmente normais de outras maneiras: eles recebiam prazer de outras coisas, como comida e sexo, e não tinham outros problemas psicológicos evidentes.
3. Vários estudos têm sido conduzidos para provar que cantar como parte de um grupo oferece inúmeros benefícios físicos e emocionais. Quando você canta com outras pessoas, seu corpo libera hormônios que promovem o bem-estar (como a ocitocina) e reduz os que causam estresse (como o cortisol).
4. Um estudo de 2001 realizado por dois psicólogos da Universidade de Leicester sugeriu que as vacas que ouviam canções lentas e suaves produziam 3% mais leite do que as demais. Já as vacas que ouviam rap e música techno não mostraram aumento na produção de leite. Vale destacar que quando uma vaca está estressada, ela diminui a liberação de oxitocina, que é crucial para a produção de leite; portanto, saiba que tocar uma música capaz de relaxar a sua vaquinha pode ajudá-la a produzir mais leite.
5. De acordo com o Guinness World Records, o show de Rod Stewart na véspera de Ano Novo de 1993 na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, continua sendo o show gratuito com maior público de todos os tempos. Estima-se que 4,2 milhões de pessoas compareceram a esta apresentação.
6. Embora suas aparências possam ser diferentes, fãs de heavy metal e de música clássica têm muito em comum. A descoberta veio de uma pesquisa conduzida pela Heriot-Watt University, na Escócia, que examinou as personalidades de mais de 36.000 pessoas de todo o mundo. Tirando as diferenças de idade, os amantes desses dois gêneros musicais eram virtualmente idênticos. Ambos os grupos tendem a ser criativos, à vontade consigo mesmos e introvertidos.
7. Pesquisas têm mostrado consistentemente que a sincronização da música com exercícios repetitivos fornece um melhor desempenho físico, ajudando as pessoas a se exercitarem por mais tempo e a treinarem com mais eficiência. Então, não se esqueça de levar seus fones ao ir malhar na academia!
8. A Finlândia tem o maior número de bandas de metal per capita, com 53,5 bandas do gênero por 100.000 pessoas. O segundo lugar fica empatado entre outras duas nações nórdicas, Suécia e Noruega (27,2), enquanto a Islândia se afirma na terceira posição (22,7).
9. Em 2015, um astronauta canadense chamado Chris Hadfield lançou seu primeiro álbum, que foi inteiramente gravado enquanto ele estava em órbita.
10. Um estudo conduzido por cientistas sul-coreanos descobriu que as plantas crescem mais rápido quando certas músicas são tocadas ao seu redor. O estudo usou 14 peças clássicas diferentes, incluindo a “Sonata ao Luar”, de Beethoven, em campos de arroz. A pesquisa indicou que a música ajudou as safras a crescerem em um ritmo mais rápido e apontou para evidências de que as plantas têm genes que as permitem “ouvir”.
11. Em 2011, pesquisadores finlandeses desenvolveram um método inovador para estudar como o cérebro processa diferentes aspectos musicais. O estudo foi pioneiro ao revelar pela primeira vez como amplas redes no cérebro, incluindo áreas responsáveis por ações motoras, emoções e criatividade, são ativadas durante a audição de música.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Internet
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o dólar
12. O Dia Internacional da Música Estranha é celebrado em 24 de agosto e foi criado por um músico de Nova York chamado Patrick Grant para encorajar o público em geral a tocar e ouvir novos tipos de música com os quais não estão familiarizados, além de apreciar canções que podem considerar estranhas ou bizarras.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉