no

Por que algumas pessoas espirram tão alto?

Os fatores que explicam por que algumas pessoas espirram tão alto estão ligados a uma mistura de anatomia individual e controle pessoal.

Todo mundo está sujeito a espirrar uma vez ou outra, mas o que é realmente intrigante é a diferença na entonação de cada espirro. Enquanto algumas pessoas espirram bem baixinho e de forma quase imperceptível, outras promovem um rugido digno de estilhaçar vidraças. Então, por que algumas pessoas espirram tão alto?

Continua após a publicidade..

Como você verá ao longo deste artigo, alguns fatores explicam por que algumas pessoas podem deixar escapar uma explosão incrivelmente silenciosa, mas outras soam como se estivessem abrindo um buraco no tecido do universo. Primeiramente, entretanto, devemos compreender a natureza básica do espirro.

Espirramos de olhos fechados
Foto: Wikimedia Commons

O que exatamente é um espirro?

De um modo geral, acredita-se que um espirro seja um mecanismo de defesa para proteger as nossas vias respiratórias de agentes nocivos, partículas irritantes e outros fatores ambientais prejudiciais.

Além da irritação local, um espirro pode ser acionado quando os nervos do nariz detectam uma mudança na temperatura. É por isso que coisas como ar condicionado, fumaça ou até mesmo o sol podem fazer você espirrar.

Continua após a publicidade..

A velocidade do ar expelido durante um espirro pode chegar a cerca de 160 km/h. De fato, é exatamente por causa dessa velocidade e da quantidade de micro-organismos presentes no muco que muitas doenças são transmitidas pelo espirro, entre elas a gripe e o resfriado comum.

por que algumas pessoas espirram tao alto 1
Foto: PixaHive

Por que algumas pessoas espirram tão alto?

A mecânica de um espirro pode até ser a mesma para todos, mas o que surge quando esse reflexo é ativado difere de pessoa para pessoa. Na prática, o que separa os espirradores delicados dos barulhentos e orgulhosos é provavelmente uma mistura de anatomia individual e controle pessoal.

Continua após a publicidade..

De um modo geral, o resultado de um espirro depende de fatores como a capacidade pulmonar e o tamanho da inspiração antes do espirro, segundo a LiveScience. A regra básica é a seguinte: quanto mais você prender a respiração antes de soltar o espirro, mais dramático ele será.

De acordo com a empresa Noise Measurement Services, com sede em Brisbane, na Austrália, o espirro de um homem “médio”, quando registrado a uma distância de 60 centímetros, atinge um pico de cerca de 90 decibéis (dB), um nível semelhante ao do barulho de um cortador de grama. Quando a boca está coberta, o som do espirro cai para cerca de 80dB.

De acordo com a ABC News, embora você não possa impedir que seu nariz fique irritado, é possível controlar a intensidade do espirro. Se você espirrar pela boca, por exemplo, o ruído será mais alto, mas se espirrar somente pelo nariz, o som produzido será menos escandaloso.

Espirramos de olhos fechados
Foto: Pixabay

Segurar espirros é perigoso?

Nunca é aconselhável segurar um espirro, pois essa reação age como uma mini explosão em sua cabeça e pode forçar o ar a se dirigir para lugares que não deveria ir. De acordo com a Healthline, prender um espirro aumenta a pressão dentro do sistema respiratório para um nível de cerca de 5 a 24 vezes a causada pelo próprio espirro. Os especialistas dizem que manter essa pressão adicional dentro do corpo pode causar lesões potenciais, que podem ser graves.

Algumas dessas lesões incluem o rompimento do tímpano, pois quando você segura a alta pressão que se acumula em seu sistema respiratório durante um espirro, envia um pouco de ar para os ouvidos. Esse ar pressurizado passa por um tubo em cada um de seus ouvidos, de modo que é possível que a pressão faça seu tímpano se romper e causar problemas auditivos.

Embora raro, é possível danificar os vasos sanguíneos dos olhos e nariz ao segurar um espirro. Além disso, a pressão causada pela retenção de um espirro pode potencialmente levar a um quadro de aneurisma cerebral. Esta é uma lesão com risco de vida que pode causar sangramento no crânio ao redor do cérebro.

Leia Também: Por que fechamos os olhos quando espirramos?
Leia Também: Por que os gatos domésticos não rugem como outros felinos?

Na maioria das vezes, segurar um espirro não vai fazer muito mais do que lhe causar um leve incômodo na cabeça ou nos tímpanos. No entanto, em alguns casos, pode causar danos graves ao corpo. Por isso, evite segurar os espirros e simplesmente deixe seu corpo espirrar quando necessário.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Ouvir música

12 curiosidades incríveis sobre a música

Potes de maionese Hellman's

Como surgiu a maionese Hellmann’s?