Um país que oferece sol, praias e vistas panorâmicas em igual medida, a Malásia também traz muitos fatos interessantes que surpreendentemente são bastante desconhecidos entre o grande público.
Continue lendo para descobrir mais sobre esses fatos interessantes sobre a Malásia que compensam a história e a cultura do país.
1. O Parque Nacional Kinabalu, na Malásia, abriga a flor parasita Rafflesia arnoldii, popularmente conhecida como “flor-monstro”. Esta espécie é conhecida por se encaixar completamente na planta hospedeira, tanto que a única parte visível é a sua flor. Ela pode atingir mais de um metro de diâmetro e pesar até 11 kg.
2. A Malásia segue um sistema de monarquia rotativo único, segundo o qual há nove governantes de etnia malaia que se revezam para se tornar rei por um mandato de cinco anos.
3. A Malásia também abriga sua própria espécie única de um enorme gato laranja listrado, conhecido como Tigre Malaio. Esses tigres são encontrados na Península Malaia e também foram avistados em Kelantan, Pahang e Johor. Infelizmente, esta espécie está agora criticamente ameaçada e apenas 350 desses tigres existem agora em todo o planeta.
4. Até 2004, as Torres Petronas de Kuala Lumpur, com 452 metros de altura e 88 andares, eram o edifício mais alto do mundo. Até hoje, as Torres Petronas são os edifícios gêmeos mais altos do mundo e são unidos por uma ponte suspensa nos andares 41 e 42.
5. As noivas malaias usam suas alianças de casamento no quarto dedo da mão direita. Além disso, a aliança é colocada neste dedo por uma parente sênior do noivo, em vez de ser colocada pelo próprio noivo.
6. A Malásia tem 65.877 quilômetros de rodovias ao todo, o que é ainda maior que a circunferência da Terra (40.075 quilômetros).
7. O prato nacional da Malásia é o Nasi Lemak (foto abaixo), um prato composto de arroz cozido em leite de coco acompanhado de carne, pepino e especiarias. Geralmente, é servido envolto em uma folha de pandan.
8. Como os estados de Sabah e Sarawak têm suas próprias leis de imigração, até os malaios precisam de passaporte para viajar entre a Malásia Oriental e a Península.
9. O tesouro não recuperado mais rico de um navio afundado está em algum lugar no fundo do mar no Estreito de Malaca, na Malásia. Em dezembro de 1511, a embarcação portuguesa Flor do Mar voltava para sua casa carregando o maior tesouro que a marinha portuguesa havia coletado quando, infelizmente, o navio afundou. Hoje, a área é patrulhada por piratas modernos.
10. Quando a Federação da Malásia substituiu a União Malaia, foi realizado um concurso para escolher uma nova bandeira. A bandeira da Malásia escolhida foi desenhada por Mohamad Hamzah, um arquiteto de 29 anos que venceu o concurso em 1963. Nela, as 14 faixas representam os 13 estados da Malásia e o Território Nacional, sendo que as 14 pontas da estrela tem a mesma simbologia. O campo azul representa a unidade do povo Malaio e o amarelo presente na lua e estrela é a cor da família real.
11. Entre 1963 e 1965, Singapura também fazia parte dos quatorze estados que juntos compunham a Malásia. No entanto, em 9 de agosto, Singapura foi expulsa devido a distúrbios econômicos e políticos entre diferentes grupos culturais. Desde então, Singapura se tornou uma cidade-estado própria. Uma teoria afirma que a sílaba ‘si’ na palavra Malásia se refere a Singapura, embora o nome não tenha mudado após a separação.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Madagascar
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Chade
12. A Malásia é o único país do mundo a incluir território no continente do Sudeste Asiático, bem como nas ilhas que se estendem entre a Ásia e a Oceania.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉