A República da Irlanda é uma nação que conta com ricas tradições mitológicas, uma história diversificada e uma cena cultural de ponta. Além disso, possui um terreno incrivelmente sortido, variando de grandes penhascos a trechos de areia sem fim.
Procurando aprender mais sobre a Irlanda? Então, aqui estão 12 fatos pra lá de interessantes sobre esse país!
1. Ériu é a deusa que deu nome à Irlanda. De acordo com a mitologia, Ériu, juntamente com suas irmãs Banba e Fódla, fazia parte de um triunvirato de deusas que cuidavam do bem-estar geral da antiga nação insular. Curiosamente, até mesmo Banba e Fódla são muitas vezes usadas como nomes poéticos para a Irlanda.
2. Podemos até pensar no Halloween como um americanismo, mas a verdade é que essa celebração assustadora se originou na Irlanda há mais de mil anos. Naquela época, os celtas acreditavam que os espíritos mortos visitariam o mundo mortal nesta data e, para afastar os maus espíritos, eles se disfarçavam e acendiam fogueiras. Conhecido como Samhain, o festival também marcava o início do inverno.
3. O lugar com o nome mais longo na Irlanda é Muckanaghederdauhaulia, uma pequena localidade no condado de Galway. Para ser exato, esse nome é formado por 22 letras que descrevem uma península pantanosa onde basicamente ninguém vive.
4. Estima-se que existam cerca de 30.000 castelos na Irlanda, sendo que esse número inclui qualquer tipo de ruínas de fortificações e castelos de qualquer tipo. Obviamente, são muitos castelos, especialmente para uma nação tão pequena, mas isso pode ser explicado através da invasão normanda que assumiu as partes sul e leste da ilha no século XII. Na época, os normandos construíram muitos castelos que usaram não apenas para defesa, mas também para fins administrativos, praticamente da mesma forma que um escritório governamental dos tempos atuais.
5. A Irlanda ganhou o Eurovision Song Contest mais do que qualquer outro país europeu. Se você não sabe o que é isso, o Eurovision é uma competição de música e dança onde todas as nações da Europa tentam se superar com músicas pop. A Irlanda ganhou o torneio sete vezes e é também o único país a vencer a disputa três vezes seguidas.
6. Ao planejar uma viagem para a Irlanda, pode ser interessante saber que não existem cobras no país. Diz a lenda local que foi São Patrício quem as expulsou, mas há uma explicação científica por trás disso: na verdade, as cobras não conseguiram chegar à Irlanda porque a Idade do Gelo manteve a ilha muito fria para répteis até o seu fim, há 10.000 anos, e o oceano, após essa data, pode ter impedido as cobras de colonizar a ilha.
7. Principal feriado da Irlanda, o St. Patrick’s Day é uma celebração feita anualmente em 17 de março como uma homenagem ao padroeiro irlandês, São Patrício. Tradição no país, a festa é regada a muita música, comidas e bebidas típicas, além de desfiles que acontecem em cidades como Dublin, Cork, Limerick e Galway. Curiosamente, o padroeiro irlandês era, na verdade, inglês! São Patrício se tornou bispo da igreja católica e em no ano de 432 declarou ter recebido um chamado divino que o mandava ir à ilha irlandesa para evangelizar os celtas pagãos.
8. Há um estereótipo que diz que todo mundo é ruivo na Irlanda. Obviamente, trata-se de uma inverdade, mas o fato é que cerca de 10% da população irlandesa é composta de ruivos.
9. O gaélico irlandês era a língua principal da Irlanda antes de os ingleses a invadirem durante a Idade Média. Entretanto, apenas cerca de 1,7% da população usa essa língua diariamente.
10. A Guinness é a cerveja mais icônica da Irlanda. A origem da bebida se deu há mais de 250 anos, em meados de 1759, na capital da Irlanda, Dublin. Arthur Guinness foi quem desenvolveu a cerveja e a batizou, obviamente, com seu sobrenome. A Irlanda passava por momentos difíceis nessa época e a Guinness surgiu como uma opção agradável de sabor diferente, pois antes dela já havia uma outra bebida sendo produzida no país, mas com sabor muito parecido com as cervejas que vinham da Inglaterra.
11. A maioria das pessoas associa o trevo à Irlanda, confundindo-o erroneamente com o símbolo oficial do país. No entanto, é a harpa o símbolo oficial da Irlanda há séculos. A história da harpa irlandesa remonta a pelo menos mil anos e hoje você pode encontrá-la em bandeiras, brasões, passaportes, moedas e até mesmo na logomarca da cerveja Guinness.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Irã
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Indonésia
12. Embora não seja o emblema oficial do país, o trevo ainda é um símbolo icônico da cultura e herança irlandesa. É também amplamente associado ao Dia de São Patrício. Diz-se que São Patrício usou o trevo para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo) aos incrédulos.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉