no

Por que as obras de arte são tão caras?

As obras de arte tendem a ser caras por uma simples questão de oferta e demanda, mas fatores mais obscuros também podem entrar em cena.

É bem provável que você já tenha visto várias pinturas sendo vendidas por preços absurdos em leilões de arte pelo mundo. Entretanto, você já parou para pensar quais são os fatores que tornam essas obras de arte tão valiosas? Afinal, o que os trabalhos de Picasso, Monet, Kahlo, da Vinci e O’Keeffe têm que os fazem valer milhões de dólares?

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você vai entender que, de um modo geral, as obras de arte tendem a ser caras por uma simples questão de oferta e demanda, mas fatores mais obscuros também podem entrar em cena.

Oferta e demanda ajudam a explicar como as obras de arte se tornam caras

por que as obras de arte sao tao caras 1
Foto: Pixabay

De um modo geral, os economistas costumam dizer que o preço das obras de arte, assim como o preço da maioria das commodities, é amplamente baseado na oferta e na demanda. Obviamente, quando se trata de demanda, ninguém realmente precisa de arte para sobreviver, mas a verdade é que ainda assim existem muitas pessoas que estão dispostas a abrir os cofres para obter belas obras de arte.

Além da demanda por obras de arte, o lado da oferta da equação é o que muitas vezes eleva os preços para valores absurdamente altos, já que a escassez de novos produtos do tipo desempenha um papel importante nesse quesito.

Continua após a publicidade..

Muitos dos artistas mais famosos da história não estão mais vivos, ou seja, ícones artísticos como Picasso e Monet não estão pintando mais quadros. Consequentemente, isso faz com que as peças sobreviventes que eles pintaram no passado sejam extremamente valiosas.

Exclusividade também entra em jogo

por que as obras de arte sao tao caras 2
Foto: Pixabay

Mesmo com toda a questão dos artistas já falecidos, ainda existem artistas vivos cujas obras de arte ainda são vendidas a preços extremamente altos. Curiosamente, a relação entre oferta e demanda ainda desempenha um papel importante nesses casos.

Continua após a publicidade..

Em situações que envolvem artistas ainda vivos, a demanda ainda existe e, mesmo que seus respectivos obreiros não tenham morrido, eles não conseguirão produzir tanta arte para suprir a enorme quantidade de pedidos, já que geralmente leva muito tempo para produzir uma única peça. Consequentemente, isso leva a outro fator que afeta o preço: a exclusividade das obras de arte.

Mesmo que um artista ainda esteja vivo, é altamente improvável que ele crie várias cópias da mesma obra de arte. Sendo assim, mesmo que uma determinada peça não tenha uma alta demanda, há apenas uma disponível, o que tende a elevar o seu preço.

Também vale destacar que o valor final da obra sempre depende do artista e da obra de arte em questão. Os preços podem chegar a mais de cem milhões de dólares em uma única peça! Em uma venda privada, a pintura “Le Rêve” de Pablo Picasso foi vendida por aproximadamente US$ 150 milhões. Já em um leilão de arte, a obra “O Grito”, de Edvard Munch, foi vendida por cerca de US$ 120 milhões.

O lado obscuro da comercialização de algumas obras de arte

por que as obras de arte sao tao caras 3
Foto: Pixabay

Infelizmente, também parece haver muitos casos em que a arte desempenhou um papel em atos de lavagem de dinheiro, o que ajuda a explicar como algumas obras de aparente baixo valor se tornaram tão caras.

A lavagem de dinheiro é uma tática criminosa que tem a ver com o uso de dinheiro ilegal para comprar coisas legais. No mundo artístico, os criminosos compram e vendem peças de arte com dinheiro obtido de forma ilícita. Então, quando são questionados pelo governo sobre o dinheiro, eles apenas dizem que o conseguiram através da comercialização de obras de arte.

Thomas Christ, membro do conselho do Basel Institute on Governance, uma organização sem fins lucrativos suíça que estudou o assunto, disse ao The New York Times em 2017 que “o mercado de arte é um terreno ideal para a lavagem de dinheiro”. Por isso, é necessário “perguntar de onde você tirou o dinheiro e para onde está indo.”

Leia Também: Por que não podemos beber água salgada?
Leia Também: O que são florestas nubladas e por que elas são importantes?

Obviamente, isso não é feito somente com obras de arte, mas com qualquer objeto que seja valioso o suficiente e fácil de vender. No entanto, as peças artísticas acabam se tornando um alvo muito fácil, visto que nem sempre há meios adequados para fiscalizar completamente tais transações.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Irlanda

12 curiosidades incríveis sobre a Irlanda

Chiclete grudento

Por que o chiclete é grudento?