no ,

14 curiosidades incríveis sobre Bob Esponja

Chegou a hora de analisarmos alguns fatos curiosos sobre essa série animada de sucesso. Vocês estão prontas, crianças???

Bob Esponja
Foto: Divulgação/Nickelodeon

Quem é que vive num abacaxi e mora no mar? Qual personagem tem a cor amarela e espirra água? Bob Esponja Calça Quadrada, é claro!

Quando Bob Esponja estreou pela primeira vez em 1999, poucos esperavam que essa série animada se tornaria um sucesso mundial. De fato, quem diria que pessoas em todo o mundo adorariam ver uma esponja se aventurar no fundo do mar?

Pensando nisso, listamos aqui algumas curiosidades sobre Bob Esponja que até mesmo os fãs mais assíduos da animação ainda podem desconhecer.

1. Bob Esponja é a série mais antiga da Nickelodeon. A animação atingiu a marca em sua nona temporada, quando ultrapassou a antiga detentora do recorde, Rugrats: Os Anjinhos.

2. A série foi criada por Stephen Hillenburg. Antes de entrar no mundo da animação, Hillenburg foi professor de biologia marinha, ensinando ciência marinha, ecologia e história náutica para crianças pequenas. Durante seu tempo como professor, Hillenburg criou uma revista em quadrinhos educacional que apresentava os personagens que mais tarde inspirariam a criação de sua série de sucesso. Infelizmente, ele faleceu em 26 de novembro de 2018, aos 57 anos, devido a complicações da sua Esclerose Lateral Amiotrófica.

Foto: Divulgação/Nickelodeon

3. Em 2011, cientistas anunciaram que iriam batizar uma espécie de fungo recém-descoberta encontrada na Malásia com o nome de Bob Esponja. A espécie Spongiforma squarepantsii recebeu essa homenagem por causa da aparência de esponja que ela apresenta. A princípio, alguns pesquisadores tentaram rejeitar o nome, mas os cientistas mais criativos insistiram na causa. No final, eles conseguiram o que queriam!

4. Uma piada recorrente na animação gira em torno de um personagem que pronuncia a frase “Minha perna!” sempre que algo dá errado com seu membro azarado. Esse personagem se chama Fred e embora ele seja um personagem secundário, ele teve o gostinho dos holofotes em 2018, quando estrelou seu próprio episódio especial.

5. No episódio “No Free Ride”, os espectadores tiveram um vislumbre da carteira de motorista de Bob Esponja. O documento indica que 14 de julho de 1986 é a sua data de nascimento.

Foto: Reprodução

6. O enredo de Bob Esponja ocorre na cidade subaquática da Fenda do Biquíni. A Fenda do Biquíni recebeu esse nome por conta do Atol de Bikini, um recife de coral no sul do Pacífico. No entanto, o Atol de Bikini também é conhecido por um motivo mais sombrio: esse local recebeu uma série de testes de dispositivos nucleares nos anos 40 e 50 realizados pelos Estados Unidos.

7. Lula Molusco é uma lula, como seu nome indica, ou é um polvo? Há um certo debate de longa data entre os fãs em torno disso, até porque ele parece não ser nenhum dos dois, pois tem apenas seis tentáculos. Então, por que tanta discrepância? Bem, de acordo com o criador da série, isso tem a ver com o fato de que é simplesmente mais fácil desenhar seis pernas do que oito.

8. O prédio que abriga o Siri Cascudo lembra uma armadilha para lagostas e caranguejos. De certo modo, isso pode explicar por que o proprietário do estabelecimento, o Seu Siriguejo, passa tanto tempo no trabalho…

Siri Cascudo
Foto: Reprodução

9. O plano original para o melhor amigo do Bob Esponja, Patrick Estrela, era que ele fosse o dono de um bar mal-humorado. Acho que Bob Esponja ficou feliz com a ideia inicial ter sido rejeitada, afinal, uma estrela-do-mar de raciocínio lento, mas gentil e adorável é muito mais divertida do que um dono de bar ranzinza.

10. Há uma teoria entre alguns fãs da série de que o mundo de Bob Esponja é o resultado de uma mutação nuclear. Como mencionado anteriormente, a Fenda do Biquíni deve o seu nome ao Atol de Bikini, onde os Estados Unidos realizaram uma série de testes de mísseis nucleares. Segundo a teoria, os efeitos dos testes podem explicar como poderia existir um mundo com uma esponja do mar falante.

11. Alguns fãs da animação também acham que os personagens principais representam os sete pecados capitais. De acordo com a teoria, Patrick representa a preguiça, Gary representa a gula, Plankton representa a inveja, o Seu Sirigueijo representa a avareza, o Lula Molusco representa a ira, Sandy seria a representação da vaidade e Bob Esponja seria a representação da luxúria.

Personagens do Bob Esponja
Foto: PxHere

12. Bob Esponja é um fenômeno global. A série é transmitida em mais de 170 países e já foi dublada em mais de 50 idiomas diferentes. Além disso, os produtos da marca, que incluem desde roupas a jogos de videogame, já renderam mais de US $ 13 bilhões.

13. Como acontece com todas as séries de longa duração, Bob Esponja parece ter tido uma queda na qualidade com relação às suas temporadas posteriores. Alguns fãs acreditam que os episódios mais recentes tendem a apresentar um humor mais grosseiro. Embora os novos episódios possam não ser tão bons quanto os anos de glória, eles ainda são divertidos e até mais interessantes do que muitas outras animações.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre robôs
Leia Também: 10 curiosidades incríveis sobre Hora de Aventura

14. O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama revelou em uma entrevista concedida em 2007 que Bob Esponja é seu personagem favorito. Obama disse que costumava assistir com suas filhas na época.

E você, também é fã de Bob Esponja? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Rotor de cauda

Para que serve o rotor de cauda dos helicópteros?

Geoengenharia

O que é a geoengenharia?