A Etiópia é o coração da África Oriental. Famosa por seu café incrível, tradições cristãs ortodoxas e paisagens naturais de tirar o fôlego, certamente há muito a ser observado nesse país.
Se você estiver curioso para conhecer um pouco sobre uma das nações mais fascinantes e bonitas da África, compilamos uma lista dos fatos mais interessantes sobre a Etiópia, desde seu peculiar sistema de calendário até um dos atletas mais alucinantes que esse país já produziu.
1. A Etiópia ocupa o primeiro lugar na lista dos países africanos com mais patrimônios mundiais da UNESCO. São 9 no total, desde tempos religiosos a reservas naturais. Entre esses patrimônios estão o Parque Nacional Simien, a Paisagem Cultural Konso e as Igrejas Escavadas na Rocha de Lalibela (foto abaixo).
2. Originalmente fundada em 980 a.C., a Etiópia é a nação independente mais antiga do continente africano. Além disso, a Etiópia possui vestígios de alguns dos seres humanos mais antigos da Terra que datam de milhões de anos, tornando-se uma das áreas arqueológicas mais importantes do planeta.
3. De todos os 54 países da África, a Etiópia é a única nação africana que nunca foi colonizada. A única nação que chegou perto de colonizar esse país da África Oriental é a Itália. Na década de 1930, os italianos tentaram colonizar a Etiópia e até ocuparam partes do país por seis anos. No entanto, eles nunca conseguiram ter o controle total da Etiópia.
4. Existem muitas lendas sobre as origens do café, mas acredita-se que sua herança pode ser rastreada até um pastor de cabras no planalto etíope. A lenda diz que o pastor notou que suas cabras tinham uma certa afinidade com as bagas de uma certa árvore, de modo que, quando as comiam, ficavam tão enérgicas que não conseguiam dormir à noite. Depois de transformar as frutas em uma bebida em seu mosteiro local, ele descobriu que isso o mantinha alerta durante as longas horas da oração noturna.
5. Muitas culturas contam com seus próprios calendários distintos, especialmente para observação religiosa. Ainda assim, a maioria deles não foge da tradição dos 12 meses. A Etiópia, no entanto, observa 13 meses de calendário por ano, o que faz com que o calendário etíope fique 7 anos atrás do resto do mundo.
6. Além do calendário ser diferente do nosso, eles também usam seu próprio relógio. Em um sistema que realmente faz sentido, o dia começa exatamente quando o sol nasce. Sendo assim, a hora 1 é o nascer do sol e 12 horas é o pôr do sol, então eles também têm um relógio noturno de 12 horas.
7. Abebe Bikila, um maratonista etíope, foi o primeiro atleta africano a levar para casa uma medalha de ouro olímpica. Ele conquistou o cobiçado prêmio em 1960 nos Jogos Olímpicos de Roma e chocou o mundo não só porque ganhou em tempo recorde, mas também porque correu descalço! Ele ganhou o ouro novamente quatro anos depois em Tóquio, mas desta vez devidamente calçado.
8. Junto com o incrível significado cultural e histórico da Etiópia, a natureza etíope também tem sua beleza própria. Além de uma paisagem deslumbrante de planaltos vulcânicos, a Etiópia é incrivelmente montanhosa. De fato, cerca de 70% das montanhas da África estão na Etiópia.
9. Localizada nas terras altas que fazem fronteira com o Grande Vale do Rift, a capital Adis Abeba fica a 2.355 metros acima do nível do mar, o que a torna a capital mais alta da África. Esta cidade extensa é também a quarta maior do continente e é um dos melhores lugares para provar a deliciosa cozinha etíope que, por sua vez, costuma ser muito atrativa para os veganos.
10. A Etiópia é um país cheio de festivais vibrantes e coloridos. O maior deles, o Timkat, é um festival anual de três dias que homenageia o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão. Os sacerdotes retiram os ‘Tabots’ (réplicas da Arca da Aliança) de cada igreja e marcham até a fonte de água mais próxima, onde acontece o batismo comunal. A procissão é acompanhada por milhares de moradores vestidos com deslumbrantes roupas tradicionais brancas que contrastam com as cores das vestes cerimoniais e guarda-chuvas de veludo com lantejoulas dos padres.
11. Embora grande parte do movimento Rastafari tenha evoluído na Jamaica, sua pátria espiritual é, na verdade, a Etiópia. Em amárico, ‘ras’ é um título semelhante a chefe, e ‘tafari’ faz alusão ao primeiro nome do imperador Haile Selassie I. Essencialmente, o movimento postula Selassie como uma divindade.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Estônia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre os Estados Unidos
12. Não é segredo que muitas nações africanas são alguns dos lugares com maior diversidade linguística na Terra, mas o fato é que a Etiópia leva isso a um nível ainda maior. Para se ter uma ideia, existem mais de 80 idiomas falados no território etíope, sendo o inglês o idioma dos sistemas educacionais. Os idiomas locais incluem línguas como oromo, amárico, somali e tigrínia.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉