A Dinamarca é um dos destinos turísticos mais procurados da Escandinávia por conta de sua arquitetura deslumbrante, galerias de arte de classe mundial e paisagens tranquilizadoras. Apesar de ser uma nação relativamente pequena, é carregada de história e possui uma cultura vibrante, seja você um fã de gastronomia, aficionado por arte ou apenas alguém que gosta de um pouco do charme ao melhor estilo de Copenhague.
Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos curiosos que ajudam a ilustrar um pouco da história, geografia e cultura da Dinamarca.
1. Datada do século XIII, a Dinamarca possui a bandeira nacional mais antiga do mundo ainda em uso. Diz a lenda que a cruz escandinava branca sobre um fundo vermelho surgiu pela primeira vez em 1219 durante a Batalha de Lindanisse, que acabou levando à vitória dinamarquesa contra os estonianos. Ao longo dos séculos, tornou-se uma das bandeiras mais reconhecidas globalmente.
2. Por falar em bandeiras, existe uma lei bastante curiosa sobre isso na Dinamarca. Na prática, somente é ilegal queimar bandeiras estrangeiras, pois as bandeiras dinamarquesas podem ser queimadas sem qualquer risco de punição. De fato, de acordo com a tradição dinamarquesa, a queima é a maneira correta de descartar uma bandeira nacional desgastada.
3. A Monarquia Dinamarquesa é uma das mais antigas do mundo. Curiosamente, era originalmente uma monarquia eletiva e não se tornou uma monarquia hereditária até o século XVII. Fundada em 935, é superada apenas por sete outras nações. Entre elas estão o Império Britânico, o Sultanato de Omã e a mais antiga do mundo: a Casa Imperial do Japão.
4. A Dinamarca é uma nação relativamente pequena, possuindo uma extensão territorial quase equivalente a do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, quando se leva em conta todo o Reino da Dinamarca, sua presença geográfica cresce exponencialmente. Isso porque o Reino da Dinamarca abrange mais de 440 ilhas, sendo que entre elas estão as Ilhas Faroé e a maior ilha não continental do planeta: a Groenlândia.
5. As peças Lego são provavelmente a exportação mais conhecida da Dinamarca, especialmente entre as crianças. A empresa Lego foi criada em 1932 na pequena cidade de Billund pelo carpinteiro Ole Kirk Christiansen. O nome vem da expressão “leg godt”, que significa “brincar bem”. Os produtos iniciais da empresa eram brinquedos de madeira e foi somente em 1947 que eles introduziram os icônicos tijolos de plástico interligados que todos conhecemos e amamos.
6. Pontualidade é tudo na Dinamarca! Muitos dinamarqueses vivem bastante preocupados em ser pontuais e precisos. Se você for se encontrar com amigos dinamarqueses, eles provavelmente aparecerão no horário combinado. Da mesma forma, ir na casa de um amigo sem avisar não é a norma.
7. A Holanda não é o único lugar famoso pelas ruas repletas de bicicletas e multidões de ciclistas descendo as ruas ao mesmo tempo. Na Dinamarca, andar de bicicleta é parte do estilo de vida dinamarquês, de modo que mais de 50% dos moradores de Copenhague usam esse tipo de transporte para ir e voltar do trabalho. Vale destacar que a geografia também ajuda, afinal, a Dinamarca é incrivelmente plana, com o ponto mais alto do país chegando a apenas 170 metros na colina de Mollehoj.
8. Curiosamente, a expressão “por favor” não existe em dinamarquês, mas isso não quer dizer que o povo da Dinamarca seja mal educado ou algo do tipo. De fato, ao terminar uma refeição, é falta de educação não agradecer pela comida.
9. A língua dinamarquesa é considerada uma das mais difíceis de aprender devido a um monte de letras silenciosas e sua pronúncia complexa. Além disso, ela conta com três letras que você não encontrará no alfabeto português: Æ, Ø e Å.
10. Não é segredo para ninguém que os países escandinavos tendem a ser exemplares no quesito qualidade de vida e a Dinamarca não é exceção. De fato, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade de 2020, a Dinamarca ocupa o segundo lugar globalmente, seguindo de perto a Finlândia e superando outras nações desenvolvidas como Suíça e Noruega.
11. A Dinamarca abriga os parques de diversões mais antigos do mundo. O Bakken, abreviação de Dyrehavsbakken, abriu os portões pela primeira vez em 1583, enquanto o Tivoli Gardens começou a operar no verão de 1843.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Croácia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Costa Rica
12. O nível de impostos e as despesas governamentais podem ser altas na Dinamarca, mas, em troca, a educação e os cuidados de saúde são gratuitos. Os estudantes dinamarqueses até são pagos pelo governo para ir à escola, o que garante que todos tenham igual acesso à educação e à saúde, independentemente de sua origem social e capacidade financeira.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉