A Copa do Mundo 2022 estabelecerá uma série de precedentes na longa história da competição. O Catar será o primeiro país do Oriente Médio a sediar o torneio e juntamente com essa decisão histórica baseada em razões geográficas, a Copa de 2022 também será a primeira realizada durante os meses de inverno do Hemisfério Norte, com início em novembro e término em dezembro.
Como se trata de um evento repleto de tradições, o anúncio de sua realização no fim do ano foi inicialmente recebido com a oposição da maioria das nações concorrentes, devido ao impacto provocado em seus campeonatos regulares. Ainda assim, a FIFA permaneceu firme em manter a decisão por motivos que analisaremos ao longo deste artigo.
O principal fator por trás da realização da Copa em novembro
Quando o Catar foi agraciado com o direito de sediar a Copa do Mundo pela FIFA em 2022, uma série de problemas logísticos imediatamente vieram à tona. Uma das principais preocupações para as nações ao redor do globo tem sido o calor escaldante no Oriente Médio. A temperatura média no Catar ao longo de um ano é de 29 graus Celsius, mas pode atingir a casa dos 40 durante os meses de verão.
Como explica o 90min, esse calor é demais para os jogadores competirem em alto nível, que podem, inclusive, ficar sujeitos a problemas de saúde. Foi por isso que em 2015 a FIFA anunciou que a Copa do Mundo seria disputada entre os meses de novembro e dezembro, em vez de junho e julho, que são os meses tradicionalmente associados ao torneio.
A medida aliviou as preocupações com o clima, mas também deu às principais ligas do mundo um grande problema de programação, já que a Copa do Mundo acontece durante uma das épocas mais agitadas do futebol europeu, principalmente na Premier League (Campeonato Inglês).
Com isso em mente, as ligas europeias se viram na obrigação de forçar uma pausa em seus calendários, embora a maioria dos jogadores tenha apenas uma ou duas semanas para se preparar antes do início dos jogos internacionais. O último fim de semana de jogos da Premier League ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro, com a abertura da Copa do Mundo 2022 começando uma semana depois.
Por que o Catar foi escolhido como país-sede?
O Catar foi escolhido pela FIFA em detrimento de concorrentes como Austrália, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos durante a votação final em 2010. A decisão imediatamente gerou críticas (e também houve alegações de corrupção, que os anfitriões negaram consistentemente), mas a entidade máxima do futebol permaneceu comprometida em manter a Copa do Mundo no Catar.
Leia Também: Como é escolhido o país-sede de uma Copa do Mundo?
Leia Também: Por que a Copa só é realizada a cada quatro anos?
O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, que foi demitido e impedido de reassumir o cargo em meio a acusações de corrupção rotuladas especificamente contra ele, afirmou na época da escolha do país que a decisão tinha sido um passo positivo na criação de um vínculo entre os estados árabes e que isso poderia servir como uma ponte para o Ocidente.
“O mundo árabe merece uma Copa do Mundo. Eles têm 22 países e não tiveram nenhuma oportunidade de sediar o torneio antes”, afirmou Blatter em 2010.
Por sua vez, a Copa do Mundo de 2026 será sediada conjuntamente por três países (outra novidade) com hospedagem compartilhada entre Canadá, México e Estados Unidos.
O calendário da Copa do Mundo 2022
A Copa do Mundo de 2022 começa em 20 de novembro, com os anfitriões do Catar enfrentando a Seleção do Equador na estreia do Grupo A no Estádio Al Bayt. Será a primeira participação do Catar em uma edição de Copa do Mundo. Aqui está o restante do cronograma:
20 de novembro: Jogo de abertura da Copa do Mundo de 2022 (Qatar x Equador)
2 de dezembro: Final da fase de grupos
3 a 6 de dezembro: Oitavas de final
9 a 10 de dezembro: Quartas de final
13 a 14 de dezembro: Semifinais
17 de dezembro: Disputa do terceiro lugar
18 de dezembro: Final
É a primeira Copa do Mundo a acontecer no inverno europeu. Embora a competição já tenha ocorrido em países quentes como Brasil, México e Argentina, ela nunca foi transferida para o final do ano.
Uma competição diferente em vários aspectos, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉