Você já deve ter saído em algum dia de manhã onde a temperatura estava muito baixa e já deu de cara com uma neblina, não é mesmo? Isso já aconteceu com praticamente todas as pessoas, mesmo que você more em algum lugar quente, em algum momento isso já aconteceu.
Sendo mais densa ou mais fina, a verdade é que esse elemento climático pode dificultar bastantes coisas, desde voos até a caminhadas. Às vezes fica bem complicado de saber para onde estamos andando no meio delas, mas você já parou para pensar como se forma a neblina? É sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?
Como que surge a neblina?
Uma neblina ou nevoeiro nada mais é que uma nuvem que fica muito próxima do solo. Exatamente, quando você passa por dentro de uma neblina tem o mesmo efeito do que você passar por dentro de uma nuvem — se você souber como caminhar lá no céu, é claro.
A neblina se forma quando partículas de água em vapor são condensadas e viram pequenas gotas de água suspensas no ar. Ou veja, quando a água em vapor esfria rapidamente, é quando surge também aquela cortina ‘branca’ de névoa.
Se pode atravessar uma neblina?
Bom, depende de que tipo estamos atravessando, não é mesmo? Se for uma mais leve, e que você consiga ver do outro lado com facilidade, como se fosse apenas um ‘borrão’ em uma janela de vidro, então é possivelmente um pouco mais seguro de atravessar.
Agora em casos de neblina densa, onde realmente é impossível de ver os lados, o que vem pela frente ou para onde você está indo — ou o que está vindo na sua direção — nesse caso é mais seguro você esperar em algum local até que ela passe ou que fique mais ‘limpa’.
Pode ficar tranquilo, a chande de ter um monstro alienígena como no filme ‘O Nevoeiro‘ é praticamente inexiste, mas você pode dar de cara com um ciclista, motorista de carro ou até mesmo um buraco, ou animal selvagem.
Para você ter uma noção básica de como isso é realmente sério. Até uma obra gigantesca como a ponte Golden Gate de São Francismo desaparece em dias de fortes neblinas.
Leia também: Por que sexta-feira 13 é tido como um dia de azar?
O que é um evento chamado ‘nevoeiro do vale’?
Você já deve ter visto aquelas grandes florestas cheias de pinheiros, em algum banco de dados ou até mesmo em filmes como ‘Crepúsculo’, não é mesmo? E já deve ter reparado como normalmente elas são retratas com uma névoa imensa pelo espaço de suas árvores.
Bom, esse evento é o que chamamos de ‘nevoeiro do vale’, ele se forma em vales — como o próprio nome já diz — e em floresta, normalmente durante a estação do inverno.
Como as altas elevações fazem com que o ar quente não saia dali, as partes mais baixas ficam cobertas por neblina.
Leia também: 5 filmes de terror para ver em uma Sexta-Feira 13
Não é realmente interessante saber que existe um ‘tipo de nuvem’ que fica bem próxima do nosso solo? Bom, é realmente muito interessante como o processo é o mesmo e resulta em algo tão similar e tão diferente ao mesmo tempo.
Agora você já sabe o que é uma neblina, então pense duas vezes antes de decidir atravessar uma por aí. Como já dito anteriormente pode ser bastante perigoso.