O mel pode ser facilmente considerado um elixir para o corpo, seja pelos benefícios de aumento da imunidade ou por sua capacidade de combater tosses e infecções na garganta. No entanto, para obter o máximo disso, é fundamental que o atributo de procedência desse superalimento seja realmente puro.
Por mais que o rótulo cite nomes como “orgânico” ou “natural”, há chances de que o mel presente na sua casa pode não ser tão seguro quanto deveria. Produtores gananciosos podem alterar sua qualidade adicionando solventes simples como açúcar, amido de milho, solução de glicose ou corante alimentar.
Para tentar solucionar esse problema, listamos aqui algumas formas de como você pode verificar a pureza desse tipo de alimento no conforto da sua casa!
Teste da água pode dizer se o mel é realmente puro
Uma forma muito simples e eficaz de testar se o seu mel é puro ou não é fazendo o teste da água. Na prática, as propriedades do mel puro fazem com que ele não dissolva completamente na água, exigindo alguns esforços extras para ser dissolvido.
Dito isto, para realizar esse teste, basta colocar uma colher de mel em um copo com água e observar o que acontece. Se o mel for puro, ele permanecerá no fundo do copo, sem modificar sua consistência; caso ele não seja natural, certamente vai se dissolver facilmente na água. De fato, quanto mais facilmente ele vier a se dissolver, menos natural será o produto.
Experimente fazer o teste de calor
O calor é sempre usado como uma espécie de “juiz” capaz de definir a procedência de vários produtos, incluindo o mel. Para executar esse teste, você só precisa derramar um pouquinho do alimento em um recipiente e colocá-lo no calor do fogão por alguns minutos.
O mel puro, quando é submetido a altas temperaturas, tende a caramelizar. Por outro lado, um produto adulterado logo começará a produzir fumaça, fazendo evaporar a água em que estava diluído e queimando o material excedente.
Teste do dedo também pode ser eficaz
Caso você não queira sujar colheres, panelas ou copos, saiba que é totalmente possível saber se o mel é puro através de um teste muito simples que exige apenas a utilização de um polegar.
Neste caso, basta colocar algumas gotinhas em seu dedo. Se o mel deslizar facilmente como um líquido, significa que ele não é puro e provavelmente contou com a adição de açúcar para preservar seu sabor. Por outro lado, se o produto não deslizar pelo dedo por ser muito espesso, você provavelmente estará diante de um produto natural.
O teste do vinagre
Pouca gente parece saber, mas o vinagre pode ser usado para distinguir o mel puro do falso. Para realizar este teste, experimente misturar algumas gotas de mel em uma solução de vinagre e água. Se a mistura começar a espumar, pode ser um sinal de que a qualidade do seu mel foi adulterada, pois o produto perfeitamente natural não deve apresentar reação.
Leia Também: Alguma sociedade humana já viveu completamente no subsolo?
Leia Também: Por que os porcos não suam?
Lembre-se que muitos benefícios podem desaparecer com a adulteração do mel. Portanto, mesmo que o rótulo diga que o produto é “orgânico” ou “natural”, sempre carregue consigo uma certa desconfiança quanto a isso.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉