no

Por que os porcos não suam?

Os porcos não suam, mas contam com mecanismos muito interessantes para driblar essa limitação fisiológica.

Porcos não suam
Foto: Pixabay

É bem provável que você já tenha ouvido a expressão “suando como um porco” que, por sua vez, tenta descrever uma pessoa que está superaquecida e suando profusamente. Embora uma frase desse tipo sirva para criar uma imagem evocativa, ela não é nada precisa. Tal como acontece com muitas frases associadas a porcos, essa expressão é bastante equivocada.

Os porcos são animais vistos como glutões, imundos, estúpidos e suados, mas a verdade é que eles não comem necessariamente mais do que outras criaturas de seu tamanho, chafurdar não significa necessariamente que eles sejam imundos e eles são, na verdade, animais muito inteligentes. Ah, eles também não suam!

Ao longo deste artigo, você vai descobrir como os porcos se mantêm resfriados mesmo sem os benefícios que o suor pode promover nesse sentido.

Foto: Pixabay

Por que exatamente os porcos não suam?

Os porcos são animais de sangue quente, assim como nós, humanos. Por conta disso, eles precisam se manter resfriados quando a temperatura sobe, caso contrário, isso colocará muita pressão em seu organismo. De fato, o superaquecimento pode causar o desligamento dos órgãos de um porco ou uma convulsão fatal. No entanto, ao contrário de nós, os porcos não suam mesmo quando estão com calor.

Quando estamos com muito calor, liberamos o suor pelas glândulas sudoríparas écrinas. Consequentemente, a umidade que escapa evapora através da pele, ao mesmo tempo em que a energia mantida pelo corpo é liberada e esse processo faz com que os vasos sanguíneos esfriem. O efeito de resfriamento da evaporação da umidade pode, então, resfriar a temperatura central do corpo.

Por outro lado, os porcos não têm glândulas sudoríparas écrinas (exceto em áreas muito limitadas), que são as glândulas que aparecem em todo o corpo humano e que funcionam para permitir o resfriamento. Na verdade, os porcos contém apenas glândulas sudoríparas apócrinas.

As glândulas sudoríparas apócrinas liberam uma secreção viscosa que muitas pessoas pensam que cheira mal. Entretanto, esse cheiro é, na verdade, a mistura de bactérias presentes na pele com essas secreções. As secreções das glândulas apócrinas ajudam a manter a pele em boas condições e em animais como cães selvagens pode ser útil para permitir a fuga dos ataques de predadores.

Portanto, os porcos não podem suar. Quando ficam superaquecidos, eles não liberam umidade para resfriar sua temperatura central; ou seja, isso significa que a frase “suar como um porco” é completamente errada.

Foto: Pixabay

Então como eles se resfriam?

Como os porcos não têm a capacidade de suar, eles precisam encontrar outros métodos de resfriamento. Um dos métodos mais notáveis é chafurdar. Quando os porcos estão com muito calor, eles se deitam na lama para se refrescar.

Além disso, eles frequentemente buscam corpos d’água para imitar o efeito. Se a água estiver fria, ela ajudará a reduzir a temperatura corporal. Além disso, a água que evapora de sua pele ajuda a resfriá-los de maneira semelhante ao suor.

Outro equívoco que muita gente compartilha com relação aos porcos é que eles são animais sujos ou anti-higiênicos. Uma razão para isso pode ser o mecanismo de emergência que eles usam quando o ambiente está muito quente, que é rolar sobre a lama.

Se o porco não conseguir encontrar lama ou água para chafurdar, ele pode abaixar a temperatura corporal através da eliminação de urina e excrementos. O objetivo é o mesmo, mas normalmente não é a primeira escolha, pois pode levar à desidratação do animal.

Porcos não suam
Foto: Pixabay

Se os porcos não suam, como eles se livram das toxinas?

A carne de porco não costuma ser consumida em muitas culturas porque é considerada impura. Muitas das razões para isso são históricas e culturais, mas também há bastante desinformação espalhada sobre esses animais.

Uma ideia erroneamente difundida é que, como os porcos não suam, as toxinas ficam presas em sua carne. O que muita gente não sabe, entretanto, é que as toxinas são transportadas majoritariamente pelo sangue e processadas por órgãos como o fígado e os rins. Em outras palavras, a transpiração não é o principal processo do corpo para a liberação de toxinas.

Leia Também: Quem inventou os nuggets de frango?
Leia Também: Por que é tão difícil fazer um carro capaz de passar dos 500 km/h?

Além disso, devemos ter em mente que outros animais amplamente consumidos pelos seres humanos não possuem glândulas sudoríparas écrinas. As galinhas, por exemplo, fazem parte desse grupo, mas nem por isso elas são deixadas de lado quando se trata de fazer parte da alimentação humana.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Dor de cabeça ao tomar sorvete

Por que algumas pessoas sentem dor de cabeça quando tomam sorvete?

Alguma sociedade humana já viveu completamente no subsolo?