no ,

Por que nossas pálpebras ficam pesadas quando estamos cansados?

Pálpebras pesadas geralmente estão ligadas à fadiga ou à falta de descanso, mas outros fatores também podem entrar em cena.

Pálpebras pesadas
Foto: PixaHive

Depois de um longo dia cansativo, geralmente tendemos a sentir nossas pálpebras ficando cada vez mais pesadas, como se algo as estivesse puxando para baixo. Isso também costuma ocorrer depois de um dia de atividade física rigorosa ou simplesmente quando você passa horas olhando para a tela de um computador no escritório.

De um modo geral, um dos primeiros e mais seguros sinais de fadiga é a sensação de ficar com as pálpebras pesadas, mas você sabe a razão por trás disso? Por que será que as pálpebras ficam pesadas quando nos sentimos cansados e com sono?

Foto: Pixabay

As pálpebras ficam pesadas por conta dos músculos da região ocular

Muita gente ainda não sabe, mas existem muitos músculos que circundam nossos olhos. Aqueles que mantêm o olho na posição ideal, são como qualquer outro músculo do corpo quando se trata de sentir fadiga após um longo dia de uso consistente.

Em outras palavras, o fato é que assim como os músculos dos braços e das pernas ficam “pesados” com o uso prolongado durante um dia fisicamente exigente, a mesma coisa acontece com os músculos ao redor dos olhos, pois eles também ficam cansados quando são submetidos à fadiga.

Isso é particularmente verdadeiro para os músculos oculares e da região da sobrancelha, uma vez que eles ficam ativos na maior parte de nossas horas de vigília. Portanto, em geral, o peso das pálpebras em indivíduos saudáveis ocorre devido à fadiga que esses músculos experimentam durante as horas em que nossos olhos ficam abertos ao longo do dia.

Além disso, é importante deixar claro que isso pode ser agravado se a pessoa não dormir o suficiente ou se ela fizer uso excessivo de músculos específicos associados a longas horas de concentração, como passar muito tempo na frente da tela de um smartphone ou de um monitor de computador.

Pálpebras pesadas
Foto: Pixabay

Outros fatores também podem entrar em jogo

Vale destacar que existem outros fatores que podem explicar por que as pálpebras ficam pesadas. Por exemplo, algumas pessoas tendem a ter excesso de pele nas pálpebras, o que as torna mais propensas a esse tipo de condição. Além disso, pessoas com coxins gordurosos prolapsados sob os olhos têm maior probabilidade de ficar com as pálpebras mais pesadas.

Alergias oculares crônicas também podem fazer com que suas pálpebras fiquem pesadas. As infecções nos seios da face e a exposição excessiva ao sol podem causar inchaço de toda a região ocular. No entanto, essa condição tende a ser temporária e pode ser facilmente tratada, geralmente com a utilização de colírios simples prescritos por um oftalmologista.

Por último, não podemos nos esquecer que algumas pessoas podem ter uma condição chamada “pálpebra caída”; elas podem ter essa condição desde o nascimento ou desenvolvê-la à medida que envelhecem. Em suma, essa condição ocorre quando os músculos que levantam as pálpebras não funcionam corretamente ou apresentam algum tipo de fraqueza.

Essa condição pode afetar um ou ambos os olhos. Embora possa afetar qualquer pessoa, ela costuma ser mais comum em adultos, especialmente em idosos, pois os músculos das pálpebras começam a se deteriorar com a idade. Ainda assim, algumas pessoas têm um quadro de pálpebra caída congênita, ou seja, já nascem com pálpebras pesadas.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

Com tudo isso em mente, podemos dizer que as pálpebras pesadas em indivíduos saudáveis geralmente se devem ao cansaço ou à falta de descanso após passar muito tempo na frente de uma tela eletrônica. Algumas alergias oculares, infecções e condições médicas também podem causar o mesmo problema.

Leia Também: Do que é feita a carne vegetal?
Leia Também: Como era a vida no Velho Oeste?

É sempre recomendável fazer um exame oftalmológico se você sentir que está sofrendo dessa condição. A partir disso, o seu médico poderá prescrever medicamentos ou exercícios capazes de reduzir o problema.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Vida no Velho Oeste

Como era a vida no Velho Oeste?

Pinguins

Os pinguins têm joelhos?