Você já deve saber da existência do fuso horário, não é mesmo? Provavelmente você já assistiu algum jogo ao vivo ou outra apresentação que passe em outro país, e percebeu que o sol ainda está alto por lá, mesmo que aqui já tenha se posto — ou o contrário. Isso acontece por que a terra está girando e o sol não chega a todos os lugares ao mesmo tempo.
Dessa forma, como o dia tem uma ‘duração’ diferente em outros países ao redor do mundo, os fusos horários servem como guias para que todas as horas sejam de certa forma padronizadas, vamos dizer assim. Mas você sabe como foi criado o fuso horário? É o que vamos descobrir agora, vamos lá?
Como que surgiu o fuso horário?
Bom, você deve saber sobre as grandes navegações, não é mesmo? Como o mundo passou a ser explorado pelas grandes sociedades para as colonizações — e explorações também.
O horário naquela época já era um certo problema, já que enquanto em locais mais afastados ainda era um dia, em outro já era o dia seguinte. Dessa forma, gerava uma certa confusão entre as datas precisas que certo evento aconteceu.
Passando para o século XIX, os horários eram estipulados por cidades, então as chances eram muito grandes de você ter que ajustar a hora quando viajasse de uma cidade para a que ficava logo ao lado. Sinos em torres ou grandes relógios eram instalados nessas cidades para que o horário fosse de uma certa forma ‘padronizado’ naquele território.
Nesse ponto, já era claro que era necessária uma intervenção em relação aos horários.
Leia também: 5 curiosidades sobre a Grécia
Quem inventou o fuso horário?
Apesar de não ter apenas um inventor, e sim uma sucessão de eventos, foi Sanford Fleming que sugeriu a padronização desses horários. Sua ideia inicial consistia em dividir o mundo a cada 15 graus de longitude — já que a terra gira 15 graus por hora.
A ideia foi aprovada e logo em seguida vários lugares dos Estados Unidos começaram a colocar essa ideia em prática. Se passou meia década até que a ideia de Fleming fosse aprimorada.
Depois de uma conferência realizada em Nova York, o meridiano de Greenwich foi escolhido para ser o ‘eixo’ principal da terra, de onde se basearia todos os outros fusos horários.
Depois que esse novo sistema de medição foi aprovado, ele foi implantado de forma não obrigatória em diversos lugares, contudo, só em 1918 que a adoção desse sistema passou a uma obrigatoriedade depois da aprovação no Congresso.
Leia também: 5 filmes de terror para ver em uma Sexta-Feira 13
Quando você for viajar para outro país, lembre de verificar o fuso horário de lá para que você ajuste o seu relógio e não acabe trocando o dia pela noite. É muito importante checar esse tipo de informação dos países em que você está pensando em visitar, certo? Então, não se esqueça de fazer isso nas suas viagens.
Também é importante lembrar que existem fusos horários diferentes aqui no nosso país também. Então caso você esteja pensando em viajar, mesmo que seja uma viagem nacional, confira se o local que você vai tem ou não um fuso horário diferente do seu.